Inovações Tecnológicas: Deputada Camila representa a Assembleia Legislativa da Paraíba em Missão Técnica da Unale no Japão

Inovações Tecnológicas: Deputada Camila representa a Assembleia Legislativa da Paraíba em Missão Técnica da Unale no Japão

Por Edmilson Pereira - em 8 horas atrás 6

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) representa a Assembleia Legislativa da Paraíba na Missão Técnica da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade de Tóquio, no Japão. A Missão tem como objetivo integrar e conhecer projetos, leis e boas práticas no país, bem como, explorar e discutir potenciais acordos e colaborações estratégicas bilaterais entre o Japão e os estados brasileiros.

A deputada foi recebida pelo cônsul geral do Brasil, André Chermont, além do embaixador do Brasil, Octavio Henrique. No encontro, eles discutiram sobre brasileiros que vivem no Japão, além da relação comercial estabelecida pelos países e a realidade das mulheres japonesas – a maioria da população carcerária feminina está presa devido ao tráfico de drogas, sendo muitas vezes obrigadas pelos maridos a entrar no mundo do crime.

A preocupação com o futuro do país também foi pauta na reunião. A baixa taxa de natalidade tem preocupado o governo, que estima uma redução de 50% no número da população nos próximos anos. Camila também se encontrou com o senador Mitsuo Takahashi, que explicou o funcionamento do processo eleitoral no Japão.

“Participar dessa agenda foi uma oportunidade valiosa para estreitar laços e compreender melhor as dinâmicas sociais e econômicas entre Brasil e Japão. Essa troca de experiências fortalece minha visão de representante política e me inspira a buscar soluções para os desafios enfrentados, tanto no Brasil quanto no exterior”, pontuou.

Na pauta das ações que acontecem até o dia 20 de maio, os legisladores brasileiros terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos que contribuem para o exercício do mandato, nas áreas de Cidades Inteligentes, Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade, com uso de Inteligência Artificial.

A comitiva conheceu projetos e boas práticas realizadas pelo país na área de gestão ambiental. Os parlamentares brasileiros visitaram uma Catedral Subterrânea que é um projeto de infraestrutura de água subterrânea e foi planejado como um esquema anti-inundação para os moradores de Tóquio. As obras foram concluídas em 2006. Também visitaram uma usina de reciclagem de lixo em Saitama, Kuki City. “São experiências importantes q que podem ser adotadas pelo Brasil”, disse Camila.

Foto: Divulgação