Unimed JP cria "Projeto Tracking" para monitoramento permanente dos pacientes que apresentarem sintomas de contágio pelo novo coronavírus

Unimed JP cria “Projeto Tracking” para monitoramento permanente dos pacientes que apresentarem sintomas de contágio pelo novo coronavírus

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 481

Na luta contra a covid-19, quanto maior a prevenção, menores os riscos de disseminação do vírus. Por isso, o cuidado da Unimed João Pessoa vai além do atendimento aos beneficiários que apresentarem sintomas de contágio pelo novo coronavírus.

Sempre que é detectado algum caso suspeito ou confirmado de covid-19 durante o atendimento em uma das unidades da Cooperativa ou através do serviço de teleconsulta, todas as pessoas que convivem com o beneficiário em sua residência, e que também são clientes, estão sendo monitoradas.

Conhecido como “tracking”, esse acompanhamento proporciona atendimento precoce, caso a pessoa que more com o paciente comece a apresentar sintomas. Ao menor sinal de contágio, a equipe da Unimed JP repassa, por telefone, as orientações sobre como agir e sobre os isolamentos domiciliar e social.

O médico Gilvandro Lins, que está coordenando o Projeto Tracking da Unimed JP, disse que esse monitoramento telefônico é uma forma segura e prática de ter contato com os familiares dos pacientes. “Se tratamos mais rapidamente dos sintomas e incentivamos as pessoas a fazerem o isolamento social, conseguimos ajudar no achatamento da curva [de evolução da pandemia], dando mais possibilidade de tratarmos em hospital apenas as pessoas que, realmente, vão precisar desse tipo de atendimento”, explicou.

COMO FUNCIONA

O acompanhamento da Unimed João Pessoa é feito por enfermeiros capacitados para essa atividade. O atendimento é diferenciado, dependendo de algumas variáveis.

Se os clientes que conviverem com o paciente com confirmação ou suspeita de covid-19 apresentarem sintomas gripais, a equipe da Unimed JP ligará a cada 48 horas para o monitoramento desses sintomas e do quadro geral de saúde. Havendo acentuação de algum sintoma ou piora no quadro geral, esse acompanhamento possibilitará um atendimento mais rápido e assertivo, evitando agravamento.

Quando as pessoas próximas não tiverem nenhum sintoma de síndrome gripal, a ligação do enfermeiro será para orientações sobre a importância do isolamento social.

Caso o paciente com suspeita ou confirmação de covid-19 esteja sendo tratado em casa, a equipe da Unimed JP reforçará as orientações sobre o isolamento domiciliar, garantindo a segurança de todos e evitando a disseminação do vírus.

TELECONSULTA

Os clientes da Unimed JP com sintomas de gripe ou suspeita de contágio pelo novo coronavírus dispõem ainda da facilidade de utilizar a teleconsulta, uma iniciativa que proporciona atendimento seguro, por meio de consulta on line. O serviço pode ser acessado por computadores, notebooks, tablets ou celulares através de um pop up disponibilizado no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br).

Ao entrar na página da teleconsulta, o beneficiário ou o responsável preenche um formulário. Feito isso, é direcionado para uma enfermeira, que faz a triagem inicial. A partir daí, poderá ser agendada a consulta on line ou, dependendo da situação de saúde, o cliente será orientado a procurar atendimento presencial no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O serviço de teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30; e aos sábados, das 7h30 às 12h30. O cliente que estiver com dificuldade para acessar o serviço pode ligar para a Central Coronavírus da Unimed JP: 2106-0630.

Fonte: Paraíba Notícia e Departamento de Comunicação e Marketing