TJ-PB  instala 1.194 câmeras para o serviço de monitoramento de segurança nos fóruns de todas as comarcas do Estado

TJ-PB instala 1.194 câmeras para o serviço de monitoramento de segurança nos fóruns de todas as comarcas do Estado

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 520

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Segurança Institucional, concluiu, nesse final de semana,  a instalação das últimas câmeras de segurança nos fóruns e prédios de todo o Judiciário estadual paraibano, totalizando 1.194 equipamentos de monitoração. A medida, que visava atender, inicialmente, 27 comarcas de divisa da Paraíba, foi expandida e alcançou todo o Estado, superando as expectativas da própria gestão em relação ao incremento da segurança em todas as comarcas, conforme atestou o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques.

O magistrado explicou que se trata de uma importante ação preventiva, que promove a inibição da prática de delitos nesses locais. “Fomos ousados e, devido ao gerenciamento de cargos e às medidas de racionalização de gastos tomadas pela Administração,  que resultaram em uma economia de R$ 1.800.000,00 por ano, conseguimos, mesmo diante de uma crise financeira sem precedentes, otimizar as verbas e redirecioná-las para a operacionalização de projetos, entre eles, o que  prioriza as Comarcas de Fronteiras ou Comarcas de Divisa”, explicou.

O juiz esclareceu que o Projeto objetivava, inicialmente, a instalação de sistema de segurança eletrônica nas 27 comarcas tidas como mais vulneráveis, em razão da localização geográfica e da ocorrência de incidentes violentos. “No entanto, a racionalização de gastos com a segurança privada nos permitiu alcançar, não apenas este projeto, mas todas as comarcas do Estado”, informou.

Os equipamentos distribuídos permitem gravação 24 horas, com tempo médio de armazenamento de 30 dias. O magistrado disse, ainda, que as câmeras ficam em funcionamento não só no horário do expediente, mas em todos os períodos noturnos e diurnos, mesmo que a unidade esteja fechada.