Preso desde março na 3ª fase da Operação Xeque-Mate, Supremo mandar soltar o empresário Roberto Santiago

Preso desde março na 3ª fase da Operação Xeque-Mate, Supremo mandar soltar o empresário Roberto Santiago

Por - em 5 anos atrás 812

Com liminar favorável do ministro Edson Fachin, o Supremo Tribunal Federal, por decisão do presidente Dias Toffoli, determinou nesta terça-feira (23), que o empresário Roberto Santiago, seja posto em liberdade. O proprietário  dos shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, foi preso, na manhã  do dia 22 de março deste ano,  na terceira fase da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB). De acordo com a decisão, foi determinada que a prisão preventiva seja substituída por medidas cautelares – não especificadas.

Liminar deferida
PRESIDÊNCIA
Sem prejuízo de reexame posterior por parte do eminente Ministro Edson Fachin , defiro a liminar para determinar a substituição da prisão preventiva do paciente por medidas cautelares diversas. Comunique-se ao Juízo de origem para que adote as providências de estilo. Após, remetam-se aos autos ao ilustre Ministro Relator para a sua competente reapreciação. Publique-se.

Preso e recolhido, inicialmente, no 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Valentina Figueiredo, transferido o Primeiro Batalhão, no Centro e em seguida para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, em Mangabeira.

De acordo com o promotor de justiça Rafael Lima Linhares, Roberto Santiago negociava contratos ilícitos da prefeitura de Cabedelo em benefício próprio. A negociação acontecia com, pelo menos, duas empresas: a prestação de serviço na coleta de lixo (Light Engenharia), e papelaria e copiadora (Copy Line). De acordo com a Polícia Federal, o empresário controlava quem ganhava a licitação.