Presidente Lula deve passar por cirurgia até julho para corrigir problema no fêmur

Presidente Lula deve passar por cirurgia até julho para corrigir problema no fêmur

Por Edmilson Pereira - em 11 meses atrás 517

A equipe médica do Palácio do Planalto avalia se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será obrigado a passar por uma cirurgia por causa de uma artrose no fêmur. Na semana passada, durante um evento em Salvador, Lula se queixou de dores no fêmur.

Em conversas internas, o presidente tem dado a operação como certa. Ele cogita se submeter ao procedimento em junho ou em julho. De acordo com a assessoria de imprensa, a possibilidade de cirurgia “ainda está sendo analisada”.

Na semana passada, durante evento de lançamento da regulamentação da Lei Paulo Gustavo, em Salvador, o presidente mencionou que estava sentindo dores na perna. Na ocasião, Lula brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é ortopedista, afirmando que o aliado iria curá-lo. Também disse que é medicado com injeções diárias para aliviar a dor.

– Eu estou com um problema na cabeça do fêmur e você é ortopedista e sabe disso, porque você sabe que você tem que me curar, porque eu sou bom de bola e não posso jogar mais – brincou Lula.

Otto disse que não examinou Lula nem analisou os seus exames. O presidente tem um déficit na articulação coxofemoral direita, ou seja, uma artrose de quadril. O desgaste da articulação entre a cabeça do fêmur e a bacia acaba causando a dor devido ao atrito.

No dia 20 de novembro do ano passado, Lula passou por uma cirurgia para a retirada de uma leucoplasia (lesão) nas cordas vocais, considerada bem sucedida.

A leucoplasia é o desenvolvimento de manchas ou placas brancas principalmente nas pregas vocais, mas também podem aparecer na região da laringe. Essas lesões são consideradas pré-malignas. No entanto, a evolução para um câncer ocorre em menos de 20% dos casos.

O presidente Lula embarcou para o Japão nesta quarta-feira em mais uma viagem internacional 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta quarta-feira (17) em viagem com destino a Hiroshima, no Japão, para participar da reunião de cúpula do G7. O avião com a comitiva presidencial decolou da base aérea de Brasília por volta das 9h.

A chegada ao destino, no entanto, só deve ocorrer na manhã de sexta (19). O avião fará duas escalas:

  • uma no México, onde está previsto pouso nesta quarta às 14h35, no horário local (17h35 no horário de Brasília);
  • outra em Alasca, nos Estados Unidos, onde o avião deve chegar às 21h30, no horário local (2h30 no horário de Brasília).

Fonte: O Globo

Foto: O Globo