NO TJPB: Delegado da PF lança livro sobre lavagem de dinheiro e paraísos fiscais

NO TJPB: Delegado da PF lança livro sobre lavagem de dinheiro e paraísos fiscais

Por - em 5 anos atrás 1131

O delegado da Polícia Federal na Paraíba, paraibano Fabiano Emídio, lança no próximo dia 27, o livro “Lavagem de Dinheiro e Paraísos Fiscais – A captura da economia pelo crime organizado”. O lançamento do livro ocorrerá no Tribunal de Justiça da Paraíba, no hall do Pleno, às 17h. A obra será apresentada pelo professor Rômulo Palitot, que assina o prefácio.

A obra, com 156 páginas, tem o selo da Editora Lumen Juris, e é o resultado da dissertação de mestrado em Direito Econômico, concluído pelo autor no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Além disso, o trabalho abrange minha experiência enquanto delegado de Polícia Federal, com atuação na área de repressão à corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros, e como professor de Direito Penal e Processo Penal”, disse. A pesquisa durou dois anos.

O delegado Fabiano Emídio lembra que seu livro também traz os acontecimentos nacionalmente conhecidos, que foram objetos da Operação Laja Jato, e, também, as investigações que presidiu na Polícia Federal na Paraíba, envolvendo o assunto.

De acordo com o autor, o livro servirá, também, como ferramenta de pesquisa para as futuras gerações, por trazer informações de análise, métodos, técnicas e dados referentes à lavagem de dinheiro e suas conexões com os paraísos fiscais, revelando a dimensão nacional e mundial do problema. “Pode servir como um alerta sobre um fenômeno que corrói a economia mundial e mina a confiança nas instituições”, analisou.

Fabiano Emídio é delegado de Polícia Federal há dez anos, professor de Direito Penal e Processo Penal nos cursos de Graduação do Iesp e da Fesp e de pós-graduação do Unipê. Também ministra aulas no Curso de Preparação da Escola Superior da Magistratura (Esma), na Escola Superior do Ministério Público da Paraíba e na Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJPB