Javier Milei toma posse como presidente da Argentina; solenidade teve as presenças e Bolsonaro e do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina; solenidade teve as presenças e Bolsonaro e do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski

Por Edmilson Pereira - em 4 meses atrás 675

Javier Milei recebeu a faixa presidencial de Alberto Fernández e assumiu o cargo de presidente da Argentina neste domingo (10).

A cerimônia estava marcada para começar às 11h, mas atrasou e Milei chegou ao Congresso apenas às 11h45. Antes de fazer o tradicional juramento, ele foi recebido pelos parlamentares aos gritos de “liberdade”.

Milhares de apoiadores do novo presidente se reuniram nos arredores do Congresso e da Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina, para acompanhar o momento histórico.

Presidentes de diversos países da América Latina, o rei da Espanha, Felipe 6º, e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, acompanharam a cerimônia de posse.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado, mas decidiu não viajar a Buenos Aires e foi representado pelo chanceler Mauro Vieira.

Um grande esquema de segurança com 7.000 agentes foi montado. Exército, Força Aérea, Polícia Federal argentina e polícia de Buenos Aires trabalharam conjuntamente para organizar e proteger o evento.

O Presidente eleito Javier Milei chegou ao Congresso acompanhado pela sua irmã e foi recebido pelos Granadeiros. Na porta, ele foi recebido por sua vice-presidente, Victoria Villarruel, que também tomará posse hoje. Eles foram recebidos por Cristina Kirchner, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem.

Cristina Kirchner guiou Milei e Villarruel ao longo do percurso e enquanto assinavam o livro de atas da Constituição. “Viva la libertad carajo”, escreveu Milei no livro.

“Vamos convidar o presidente eleito a fazer o juramento de posse”, disse Cristina Kirchner alguns minutos depois, já no púlpito do Congresso Nacional. Quando entrou, os deputados apoiadores de Milei gritaram: “Liberdade, liberdade”.

De imediato, Milei prestou juramento: Javier Milei: “Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina”.

Alberto Fernández colocou em Milei a faixa presidencial e entregou o bastão de comando. Depois de cumprimentar Fernández e Cristina Kirchner, Milei foi primeiro dar um abraço e um beijo em Mauricio Macri.

Cristina Kirchner foi em seguida dar posse a Victoria Villarruel. Depois disso, e enquanto conversava e ria com Milei, a líder da Unión por la Patria saiu sem cumprimentar o seu sucessor.

O ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Congresso da Argentina para a posse de Javier Milei

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro participou da posse de Javier Milei como presidente da Argentina. Ele ficou no mesmo patamar que líderes em exercício como Luis Lacalle Pou, Gabriel Boric e Volodmir Zelenski. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva não esteve presente no ato, enviando o chanceler Mauro Vieira em seu lugar.

Com Zelenski, Argentina reforça segurança e usa blindados e drones em posse

A segurança em Buenos Aires foi reforçada para a posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que tevd a presença do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Sete mil agentes foram mobilizados para o evento. Militares, forças federais e a polícia de Buenos Aires foram destacados para garantir a segurança da posse, além de veículos blindados, drones e helicópteros.

Zelenski desembarcou na Argentina na madrugada de hoje sob forte esquema de segurança — um protocolo para a derrubada de aviões que sobrevoassem o espaço aéreo argentino sem autorização foi adotado, conforme o jornal local Clarín.

O avião de Zelenski pousou na base da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília, na noite de sábado (09). De acordo com a assessoria da FAB, a aeronave ficou cerca de 2 horas em solo brasileiro para uma parada técnica, antes de seguir viagem para Buenos Aires, na Argentina.

Foto: Divulgação