INSS Paraíba disponibiliza urnas nas agências para cumprimento de exigências a partir de segunda (27)

INSS Paraíba disponibiliza urnas nas agências para cumprimento de exigências a partir de segunda (27)

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 807

A partir de segunda-feira (27), as agências do INSS na Paraíba disponibilizarão urnas para que os segurados possam entregar a documentação que falta para análise dos seus requerimentos. O serviço chamado Cumprimento Expresso de Exigência é uma espécie de “drive-thru” para agilizar a conclusão dos processos e está sendo adotado em todo o Nordeste como um projeto-piloto.

Antes de deixar os documentos, que não podem ser os originais, o segurado deve consultar se existe alguma pendência para cumprimento de exigência pelos canais remotos – telefone 135 e Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de e-mails constam nas portas das agências. Caso haja pendências no requerimento, é que o cidadão deve ir à unidade mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. É necessário que as cópias estejam legíveis e sem rasuras.

No momento da entrega, o segurado ou seu representante legal deverá preencher um formulário, assinar e colocar o envelope com as cópias da documentação devidamente lacrado. Do lado de fora do envelope, deve constar os seguintes dados:

– Nome completo do segurado;

– CPF do segurado;

– Endereço completo com CEP;

– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;

– Endereço de e-mail (se tiver);

– Data em que o envelope está sendo deixado na agência.

O INSS não aceitará documentos originais, considerando que após o processo de digitalização, realizado pelos servidores das respectivas unidades, e o encaminhamento dos arquivos para as demais áreas de análise, o conteúdo do envelope será destruído.

Nas agências, não serão prestadas quaisquer informações específicas sobre benefício ou orientações gerais. O segurado que entregar a documentação nesses locais poderá acompanhar, posteriormente, o andamento de seu processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Este serviço é destinado aos segurados que já fizeram requerimento de benefício, mas precisam cumprir alguma a exigência e têm dificuldade em atendê-la pelos canais remotos.

EXCEÇÃO – A Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, através do site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.