Educação de João Pessoa inicia capacitação com gestores selecionados através de Processo Seletivo Simplificado Interno para Escolas Municipais Ativas Integrais

Educação de João Pessoa inicia capacitação com gestores selecionados através de Processo Seletivo Simplificado Interno para Escolas Municipais Ativas Integrais

Por Elison Silva - em 1 ano atrás 414

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa iniciou, nesta quinta-feira (23), o processo de formação dos gestores que foram selecionados dentro do Processo Seletivo Simplificado Interno para Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs). A capacitação acontece na Escola de Formação, na Avenida Ministro José Américo de Almeida, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, até este sábado (25).

O novo modelo de escola de tempo integral, que a passa a funcionar a partir do dia 6 de março, será implantado em 10 unidades de ensino da Rede Municipal. Serão contempladas: Escola Municipal Augusto dos Anjos, Radegundis Feitosa, Luiz Augusto Crispim, Paulo Freire, Celso Monteiro Furtado, Oscar de Castro, Severino Patrício, Leonel Brizola, Arnaldo de Barros Moreira e Duque de Caxias.

“Eu sei que esse projeto vai dar certo, porque o nosso objetivo é o mesmo desses profissionais que é o de trazer uma educação de qualidade para o ensino público de João Pessoa. Eu acredito muito em cada um e em cada uma. Tenho certeza que iremos fazer o diferencial na cidade de João Pessoa”, disse com alegria a secretária de Educação do município, América Castro.

A capacitação é ministrada e acompanhada por profissionais do Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE) que durante os três dias vão falar sobre o modelo pedagógico; as práticas educativas e ambientes de aprendizagem; plano de ação; modelo de gestão; as primeiras ações na escola; entre outros temas.

“Esse é um momento muito esperado por todas nós. A gente já vem construindo esse projeto há um tempo, com muito afinco, compromisso, na perspectiva de que seja um novo programa na rede que venha contribuir e alavancar os resultados das escolas municipais de João Pessoa a partir da educação em tempo integral”, disse a diretora da Degef, Profª Drª Clévia Carvalho.

A diretora da Degef reforçou que esse é o primeiro momento de formação, mas que será constante durante todo o ano letivo.

Na próxima semana, de segunda (27) a sexta-feira (3), será a vez dos professores, especialistas e servidores das unidades de ensino passarem por este processo de formação, oito horas diárias, somando um total de 40h.

O processo seletivo ofertou vagas para professor de Educação Básica I e II; diretor escolar; coordenador pedagógico; coordenador administrativo-financeiro; articulador de aprendizagem; professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE); pedagogo escolar (supervisor ou orientador); psicólogo escolar; assistente social; secretário escolar e demais servidores que compõem a secretaria escolar.

Fonte e Foto: Secom/JP