Com laboratório próprio, Hospital Municipal Santa Isabel da Prefeitura de João Pessoa realizou 125 mil exames em 2022

Com laboratório próprio, Hospital Municipal Santa Isabel da Prefeitura de João Pessoa realizou 125 mil exames em 2022

Por Elison Silva - em 1 ano atrás 329

Com uma equipe de profissionais especializados e equipamentos modernos, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) da rede municipal de São de João Pessoa conta com um Laboratório de Análises Clínicas próprio, apto a realizar vários tipos de exames laboratoriais clínicos.

A agilidade e precisão do serviço contribuem para o tratamento do paciente de forma mais rápida e segura. Bastante demandado, o laboratório realizou 125 mil exames em 2022, o que corresponde a uma média mensal de mais de 10 mil procedimentos.

O setor atende predominantemente os pacientes internos para cirurgias eletivas e do pós-operatório, tanto das unidades de terapia intensiva (UTI) como das enfermarias. O laboratório ainda dá suporte ao ambulatório de pré-operatório, que atende os pacientes regulados pela rede de saúde para realizarem suas cirurgias no HMSI. Isso inclui os pacientes do programa Opera João Pessoa.

A bioquímica Patrícia Urquiza Lundgren Bolognini, coordenadora do Laboratório do Hospital Santa Isabel, afirma que mesmo diante de tantos desafios pós-pandemia, o laboratório conseguiu manter um excelente atendimento tanto para os pacientes internos quanto para os usuários externo do pré-operatório. “Ampliamos o serviço com a reestruturação do setor de microbiologia para atendimento da rede hospitalar municipal, realizando exames de culturas bacteriológicas com automação e concentração inibitória mínima, fornecendo ao médico ferramentas para a melhor escolha do tratamento de infecções”, ressaltou.

Existe no hospital uma rotina diária de coleta de exames para os pacientes internos. Porém, a qualquer momento, o médico assistente, caso ache necessário, faz nova solicitação via sistema gerenciador hospitalar ou por requisição manual. Dessa forma, um colaborador vai até a unidade solicitante e realiza a coleta do sangue do paciente.

Entre os exames laboratoriais processados no laboratório estão os de rotina, como hemograma; coagulograma; dosagens bioquímicas (glicemia, perfil hepático, perfil renal e ionograma, entre outros parâmetros sanguíneos), além de sumários de urina e testes rápidos diversos, incluindo o teste que detecta a Covid-19 e culturas bacteriológica em geral (hemocultura, urocultura e culturas de materiais diversos).

Exames mais complexos, como dosagens hormonais, exames imunológicos, sorologias, biologia molecular, entre outros, são coletados no HMSI e encaminhados para os Laboratórios Centrais (Municipal e Estadual).

Funcionamento – O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal Santa Isabel funciona 24 horas por dia, com 33 profissionais responsáveis pela realização do serviço. O quadro é composto por 9 bioquímicos, 4 biomédicos e 17 profissionais de nível técnico, incluindo técnicos em laboratório e de enfermagem, além de um profissional de apoio e dois auxiliares administrativo/recepcionista.

Ainda estão sob a responsabilidade do laboratório as gasometrias, que são exames realizados dentro das unidades de terapia intensiva. Gasômetros são equipamentos de medição de trocas gasosas e outros parâmetros.

Fonte e Foto: Secom/JP