Camila destaca empreendedorismo feminino para um futuro sustentável e com menos violência, durante debate na COP 28 em Dubai

Camila destaca empreendedorismo feminino para um futuro sustentável e com menos violência, durante debate na COP 28 em Dubai

Por Edmilson Pereira - em 3 meses atrás 256

Representando a Assembleia Legislatiava da Paraíba e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) está participando da 28ª Conferência das Partes (COP 28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Dubai.

Ao todo, são 14 dias da Conferência com imersão e intensa discussão sobre as questões que influenciam o clima e as relações sociais. Camila fez um balanço sobre os primeiros quatro dias no evento e destacou seu interesse e participação nos debates envolvendo a atuação feminina.

Na segunda (4), a deputada esteve no painel “Mulheres Impulsionando Soluções Climáticas” e ressaltou o importante papel do empreendedorismo feito por mulheres na garantia de um futuro mais sustentável no mundo e também como forma de transformação social e de quebra do ciclo de violência.

“Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais. Programas desenvolvidos no Brasil, mais especificamente no estado do Mato Grosso, podem servir de exemplo para o resto do mundo. O “SER Família Mulher” não apenas trabalha com a sustentabilidade, mas também oferece cursos de qualificação, proporciona suporte transversal em áreas essenciais como empreendedorismo, moradia, e apoio psicológico e social. Isso é essencial nos dias atuais”, comentou Camila.

Para ela, a verdadeira transformação social só é possível quando as mulheres são capacitadas, incentivadas ao empreendedorismo e protegidas contra a violência doméstica. Essas ações, inclui-se, irão garantir ampliação da ainda pequena falta de representatividade feminina nos espaços de poder.

“Ficou claro aqui durante os painéis que apesar do pouco espaço, as mulheres trabalham com muita eficiência e mais ações de sustentabilidade. Temos muita capacidade e é nesse caminho que trabalhamos na Paraíba, apoiando ações realizadas por mulheres, como a Cooperativa de Flores no município de Pilões”, lembrou.

A parlamentar participou da cerimônia de abertura, onde pode ouvir chefes de países e de governos, entre eles, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva; além de participação dos governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, Jerônimo Rodrigues, da Bahia, do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza e do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, com o tema “Adaptação às Mudanças Climáticas: o papel dos Estados”.

Foto: Divulgação