Botafogo perde para no Náutico nos Aflitos, mas se garante na 2ª colocação do grupo A

Botafogo perde para no Náutico nos Aflitos, mas se garante na 2ª colocação do grupo A

Por Edmilson Pereira - em 5 anos atrás 1023

FOTO: Alexandre Gondim/JC

O Botafogo-PB e Náutico entraram em campo na noite desta quarta-feira (03), nos Aflitos, Recife, em partida válida ainda pela 8ª rodada do brasileirão da série C, que foi adiada por duas vezes em função de fortes chuvas. O Náutico venceu  o jogo por 2 x 1, com gols de Mateus Carvalho aos 11min do 1º tempo,  e Fernando Lambardi, aos 35min do 2º tempo. O gol do Botafogo foi marcado pelo lateral esquerdo Neuton, aos 40min, também da segunda etapa de jogo.

O Botafogo-PB volta a jogar,  às 20h do sábado, no Almeidão, contra o Sampaio Corrêa. Mesmo com a derrota o representante paraibano continua na segunda colocação do grupo A, com 16 pontos, seguido do Santa Cruz , também com 16, e o Náutico , com 15.
Após 60 dias, o Náutico, enfim, voltou a vencer nos Aflitos. Foram três tropeços até a vitória desta quarta-feira, por 2 a 1 contra o Botafogo-PB, em jogo da oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro que fora adiado duas vezes. Os gols do Timbu foram marcado por Thiago e Fernando Lombardi, um em cada tempo, respectivamente.
E foi uma vitória importantíssima. Com esta, o Timbu chegou ao quarto lugar do grupo A da competição, empatado em pontos (15), com Confiança e Sampaio Corrêa, mas tendo vantagem no saldo de gols.
Agora, o Náutico se prepara para dois jogos seguidos fora de casa,  contra Imperatriz e Ferroviário. O primeiro deles será nesta segunda-feira, às 20h, no estádio Frei Epifânio. O Cavalo de Aço está na sétima colocação da Série C.

O JOGO
O Náutico teve a volta de Camutanga ao lado de Lombardi na defesa e Jiménez na vaga de Josa, suspenso. Além disso, uma novidade no setor de criação, que deixou a equipe mais ofensiva. O volante Luiz Henrique foi sacado e Neto Pessoa atuou mais centralizado, como um meia.
O Botafogo-PB começou melhor a partida, tentando ocupar o sistema defensivo do Náutico. Em nove minutos de jogo, o Belo finalizou três vezes de fora da área – duas para fora e uma para tranquila defesa de Jefferson.
Em uma das investidas, Marcos Aurélio tentou fazer a virada de jogo, mas mandou a bola muito curta. Matheus Carvalho interceptou, puxou contra-ataque do campo de defesa, acionou Wallace Pernambucano, que tocou para Thiago, livre, entrando na área, chutar na saída do goleiro Saulo. Aos 12 minutos, Timbu na frente.
Após abrir o placar, o Náutico iniciou uma pressão, tentando achar o segundo gol com a velocidade dos quatro homens de frente. Hereda fez boa jogada pela direita e cruzou para o meia da área, mas a defesa afastou. Na sequência, Thiago arriscou de fora da área, exigindo boa defesa de Saulo.
Depois deste momento de pressão, o Timbu teve o ímpeto travado pelo Botafogo-PB, que equilibrou as ações e tentou assustar em jogadas de bola parada em quatro oportunidades, mas apenas uma foi em direção ao gol de Jefferson, que defendeu com segurança.
Tendo um quarteto ofensivo, o Timbu não conseguiu imprimir contra-ataques, mas também não deu espaços para o Belo, com mais posse de bola, criar, postando-se bem defensivamente – exceto com algumas cometidas pelo zagueiro Fernando Lombardi. Assim, a partida foi para o intervalo com a vantagem mínima para o Náutico.

SEGUNDO TEMPO

A etapa complementar começou similar ao fim primeiro tempo, com o Botafogo-PB chegando através de bola parada – tendo Marcos Aurélio exigido novamente boa defesa de Jefferson -, e o Náutico apostando na velocidade do ataque.
Primeiro, aos 11 minutos, em tabela de Neto Pessoa com Matheus Carvalho pela esquerda, que gerou escanteio. Na jogada seguinte, com Hereda virando o jogo em contra-ataque para Neto Pessoa entrando na área que, na hora do chute, terminou travado.
Aos 14 minutos, o técnico Gilmar Dal Pozzo voltou ao estilo de jogo habitual da equipe, com a entrada de Luiz Henrique na vaga de Matheus Carvalho. Com mais uma peça no meio, o Náutico conseguiu reter a bola e ocupar o campo ofensivo. Quando sem a posse, esteve bem posicionado na defesa e conseguiu anular as tentativas do Botafogo-PB.
Precisando do resultado, o Botafogo-PB fez três substituições, todas ofensivas. Com a postura ousada, o Náutico teve campo para contra-atacar e oportunidades, mas pecou no último toque.
Em uma dessas investidas, o Timbu conseguiu o escanteio. No cruzamento batido por Hereda, o atacante Rafael Oliveira (que na vaga de Wallace) tocou para o meio da área e Fernando Lombardi só empurrou para as redes. Aos 35 minutos da etapa final, o Timbu aumentou a vantagem. Mas esta duraria pouco.
Três minutos depois, Nando concluiu cruzamento lateral e Jefferson fez boa defesa, mas no rebote Neuton empurrou para o fundo das redes. No fim, o Botafogo-PB ainda tentou imprimir uma pressão em busca do empate, mas o Timbu conseguiu se segurar, conseguindo uma importante vitória.

FICHA TÉCNICA

Náutico
Jefferson; Hereda, Camutanga, Fernando Lombardi, Wilian Simões (Erick Daltro); Jiménez, Jhonnatan, Neto Pessoa; Matheus Carvalho (Luiz Henrique), Wallace Pernambucano (Rafael Oliveira) e Thiago. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Botafogo-PB
Saulo; Neilson, Willian Goiano, Fred, Neuton; Rogério, Marcos Vinicius, Marcos Aurélio (Erivelton); Juninho (Dico), Felipe Alves (Nando) e Kelvin. Técnico: Evaristo Piza
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva- MT
Assistentes: Renan Antonio Angelim Rodrigues- MT (1) e Gislan Antonio Garcia da Silva-MT (2)
Gols: Thiago, Fernando Lombardi (N); Neuton (B)
Cartões amarelos: Jiménez, Matheus Carvalho, Luiz Henrique (N); Willian Goiano, Felipe Alves, Juninho (B)
Público: 4.382
Renda: R$ 40.740,00
Fonte: Redação e Diário de Pernambuco