Ator Antônio Pedro, de 'Sassaricando' e 'Escolinha do Professor Raimundo', morre aos 82 anos no Rio

Ator Antônio Pedro, de ‘Sassaricando’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, morre aos 82 anos no Rio

Por Edmilson Pereira - em 1 ano atrás 830

Vítima de insuficiências renal e cardíaca, morreu, neste domingo (12), no Rio de Janeiro,  o ator Antônio Pedro, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital da capital. Além de ator, Antônio Pedro foi diretor, roteirista e produtor.

Em sua longa carreira, ele fez dezenas de trabalhos na televisão, no cinema e no teatro. O seu papel mais recente na TV foi a série “Filhas de Eva”, (2021). Já no cinema, ele participou do longa “D. P. A. – Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”, de 2018.

O artista deixa três filhos, entre eles, as atrizes Ana Baird e Alice Borges.

Nas redes sociais, colegas falaram sobre a morte do ator.

O ator augusto Madeira escreveu: “Muito triste com a passagem dessa pessoa maravilhosa que foi o ator Antônio Pedro. Apesar de bem mais novo, tive a honra de conviver com ele no teatro, no cinema e na TV. De conviver com suas filhas, grandes atrizes também, Ana Baird e Alice Borges, e conheci um pouco o mais novo, o Fábio. Meus sentimentos a Andréia, e aos filhos. Vou lembrar de suas histórias maravilhosas pra espantar a tristeza”.

O diretor Pedro Carvana escreveu: “Baixinho querido. Grande ator e companhia de bar e de vida. Evoé querido. Descem as cortinas do proscênio de cá, mas você vai começar outro em espetáculo em outros palcos!”

Carreira nos palcos e na política

Nascido no dia 11 de novembro de 1940, no RJ, Antônio Pedro Borges de Oliveira levou uma vida dedicada às artes. Começou a carreira na década de 1960, fez cursos e especializações em Paris, e atuou como diretor, roteirista, humorista e produtor em dezenas de filmes, peças e obras na televisão.

Estreou na TV Tupi em 1969, em “Super Plá”. Em 1972, fez sua estreia na TV Globo, na novela “O Bofe”.

Na emissora, participou de várias novelas, humorísticos, infantis e séries como “Sassaricando” (1987), “Bebê a Bordo” (1988), “Escolinha do Professor Raimundo” (1990/92/94), “Caça Talentos” (1996), ‘Explode Coração” (1996), “Sítio do Picapau Amarelo” (2002), “A Diarista” (2006), “Malhação” (2007/2009) e “Zorra” (2015-2017).

Seus últimos trabalhos na TV Globo foram em “Bom Sucesso” (2019), “Shippados” (2019) e “Filhas de Eva” (2021).

Também atuou no cinema nacional, onde participou de produções como “Gabriela, cravo e canela” (1983), “Dias Melhores Virão” (1989) e “O que é isso Companheiro” (1997). Entre seus últimos em filmes, estão o infantil “DPA 2” (2018) e a comédia “Meu Passado me Condena 2” (2015).

Além da carreira nos palcos, Antônio Pedro também teve participação no cenário político.

Na década de 1980, foi nomeado diretor de teatros da Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro) e Secretário Municipal de Cultura do Rio. Na década seguinte, como coordenador do projeto Teatro na Uerj, criou, produziu e encenou 17 espetáculos, vídeos e palestras.

Antônio Pedro deixa três filhos: as atrizes Alice Borges e Ana Baird e Fabio Borges, de seu relacionamento atual com Andrea Bordadagua.

Fonte: O Globo

Foto: Divulgação