Opera Paraíba Pediátrico zera a fila de procedimentos Hospital Arlinda Marques em João Pessoa

Opera Paraíba Pediátrico zera a fila de procedimentos Hospital Arlinda Marques em João Pessoa

Por João Gabriel - em 12 meses atrás 497

O Programa Opera Paraíba Pediátrico realizou 1.301 procedimentos nos primeiros três meses deste ano. A marca supera a meta, que seria a da realização de mil cirurgias para o público infantil. Com o avanço do programa, a fila de espera por cirurgias eletivas no Complexo Pediátrico Arlinda Marques foi zerada. A unidade celebra a diminuição da demanda reprimida do único hospital público de média e alta complexidade para crianças na Paraíba.
O diretor do Complexo Hospitalar Arlinda Marques, Daniel Gonçalves, destaca que a chegada do programa Opera Paraíba fortaleceu os serviços da unidade e solucionou a demanda reprimida por conta da pandemia da covid-19.

“Foram por volta de 900 procedimentos retirados da lista de espera do Arlinda Marques, que se acumularam devido a crescente diária, ainda resquício da pandemia. O Programa está sendo importante para que possamos atender o nosso fluxo, que já é alto. Somos o único hospital infantil de alta e média complexidade para atender os 223 municípios da Paraíba”, pontuou o diretor.

Uma das crianças contempladas pelo Programa foi a pequena Cecília, de dois anos de idade. De acordo com o pai da menina, Marcelo Barbosa, eles já esperavam pela cirurgia há cerca de um ano. “Estou muito feliz com a realização da cirurgia, pois ela desde muito pequena vivia internada com fortes crises de garganta, além de roncar e ter dificuldade para dormir. Agora, tenho certeza que ela vai ter mais qualidade de vida. E isso é muito gratificante para um pai”, declarou.

A pediatria é uma das prioridades da gestão na assistência em saúde na Paraíba e a inclusão das cirurgias infantis no Programa Paraíba, vai manter essa fila caminhando diariamente. O intuito é que as longas esperas por procedimentos cirúrgicos não voltem a existir no estado. O cadastro no Opera Paraíba acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município.

O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site www.operaparaiba.pb.gov.br , basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade de uma cirurgia.

Foto: Divulgação