Morre o ex-prefeito de Santa Rita e ex-deputado estadual, Marcus Odilon

Por Edmilson Pereira - em 1 mês atrás 275

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (24), em ex-prefeito, por vários mandatos, e ex-deputado estadual, Marcus Odlion Ribeiro Coutinho. Ele estava internado no hospital Memorial São Francisco, no Bairro da Torre, em João Pessoa, desde a semana passada para tratara de problemas de saúde, em consequência de diabetes.  Enfrentava também complicações após ter passado por uma colectomia, cirurgia que remove o intestino grosso, que se encontrava obstruído.

Marcus Odilon vinha se submetendo a sessões de hemodiálise e iria realizar um procedimento conhecido como prisma nos rins, através de m equipamento que realiza CRRT – Terapia de Reposição Renal Contínua, utilizada no tratamento de doença renal aguda.

Nos últimos anos tem apresentado resultados expressivos na diminuição da mortalidade e na cronificação da doença renal, além de menor tempo de hospitalização. Vem despertando cada vez mais o interesse em pesquisas no assunto por renomados médicos em todo o mundo.

Marcus Odilon Ribeiro Coutinho é um historiador, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido Social Cristão. Já foi prefeito de Juarez Távora por duas vezes, de Santa Rita por quatro vezes e deputado estadual da Paraíba.

O ex-prefeito  nasceu em 26 de abril de 1939 (idade 80 anos), na cidade de Santa Rita-PB, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Histórico

Filho de Celeste Ribeiro e Flaviano Ribeiro Coutinho, Marcus era historiador, advogado, foi deputado estadual e exerceu o cargo de prefeito em seis oportunidades, duas vezes pelo município de Juarez Távora e quatro por Santa Rita. Ainda foi candidato a prefeito de João Pessoa na eleição de 1985 e candidato à vice-governador na chapa de Marcondes Gadelha no pleito de 1986.

Escritor, foi autor de 18 obras. Seu último livro, Santa Rita de ontem e de sempre, data do ano de 2004.

Responsável por grandes obras no município canavieiro, Odilon marcou sua trajetória com a doação de terrenos às classes menos favorecidas criando distritos e povoados inteiros como Odilândia, Lerolândia, Bebelândia, Aguiarlândia, André Vidal de Negreiros, Augustolândia e o Marcos Moura.

Seu legado está por toda cidade, com a construção de escolas, creches, praças, postos de saúde, Praça do Povo e o calçamento de mais de mil ruas, pavimentando quase toda zona urbana do município, além de uma legião de seguidores, saudosos do “Povo da Silva”, marca registrada dos governos Ribeiro Coutinho.

Marcus Odilon deixa a mulher, Ana Lúcia, e dois filhos, Luciana e o ex-deputado Flaviano Quinto.

Velório – Morada da Paz , na Avenida João Machado 1214, em Jaguaribe, a partir das 16:30 de hoje.

O sepultamento será nesta terça-feira (25), às 10 horas, n Cemitério São José de Arimateia (Tibiri), em Santa Rita.