Mesa da AL_PB convoca eleição suplementar para escolha do novo vice-presidente, cargo vago com a morte de Genival Matias

Por Edmilson Pereira - em 2 meses atrás 85

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (12), uma Sessão Extraordinária para a Eleição do novo 1º vice-presidente da Casa, em substituição ao deputado Genival Matias (Avante), que faleceu no dia 19 de julho último, de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, na praia de Serrambi, litoral do Estado de Pernambuco. A convocação da eleição, suplementar, está publicada no Diário do Poder Legislativo, desta segunda-feira (10), com a publicação do Edital que normatiza como se darão as inscrições e escolha do parlamentar que ocupará o cargo.

A vice-presidência deve ficar com o deputado Felipe Leitão, do Avante, mesmo partido de Genival Matias.

A partir da publicação deste Edital, os deputados estaduais interessados em concorrer ao pleito já podem fazer sua inscrição, através de uma ficha disponibilizada. Eles devem preencher e encaminhar para o e-mail da Presidência da Assembleia, até às 17h da terça-feira (11). Encerrado o prazo de inscrição, o presidente Adriano Galdino, listará os candidatos e submeterá os nomes à escolha dos parlamentares, em Sessão Extraordinária específica para a eleição na quarta, prevista para acontecer às 9h30.

“A escolha será pelo sistema eletrônico de votação, através do voto secreto. Se houver mais de dois candidatos, será eleito o que obtiver maioria absoluta de votos, ou seja, 19 votos. Caso não ninguém seja eleito no primeiro escrutínio, os dois mais votados vão para uma segunda votação e vencerá o que obtiver maioria simples dos votos. O vendedor será empossado imediatamente”, explicou o secretário Legislativo, Guilherme Castro, ao acrescentar que a Sessão da Eleição será encerrada e o presidente da Assembleia abrirá uma nova Sessão Extraordinária para a apreciação e votação de matérias.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, em caso de vacância de cargo da Mesa Diretora por morte do ocupante, a escolha do substituto deverá acontecer até a quinta sessão. No caso, a eleição será realizada na terceira sessão, após a morte do deputado Genival Matias.