Ações na Vara da Fazenda Publica contestam promoções de Oficiais da Policia Militar da Paraíba

Ações na Vara da Fazenda Publica contestam promoções de Oficiais da Policia Militar da Paraíba

Por Wamberto Ferreira - em 6 anos atrás 1805

Tramitam na Vara de Fazenda Pública de João Pessoa  várias ações judiciais que visam impedir promoções de Oficiais da Policia Militar d Paraíba , ou anulá-las,caso tenham ocorrido ou venham a ser efetivadas.

As promoções, segundo as ações, estão ocorrendo a partir de algumas irregularidades, entre elas a formação da atual Comissão de Promoção de Oficiais.

A comissão é quem avalia os critérios objetivos e subjetivos dos oficiais que estão concorrendo às promoções.

Segundo os autores das ações, que tramitam Vara de Fazenda Pública,  as avaliações feitas pela comissão não são publicadas em boletim interno e de acesso público, ferindo princípios que regem a administração pública.

Além do mais, promoções estão sendo efetivadas ferindo o princípio da impessoalidade, considerando que o irmão do subcomandante geral foi promovido por merecimento, enquanto o mesmo subcomandante é membro da comissão de promoção de oficiais.

Estão ainda entre as alegações de irregularidades, promoções de Coronéis sem os requisitos necessários para a promoção, que é o tempo necessário no comando de unidades operacionais.

Enfim, para evitar prejuízos aos cofres públicos, resultado de promoções irregulares, como é o caso da promoção do Cel Euller Chaves, atual Comandante Geral, que teve parecer do TCE atestando a irregularidade na sua promoção, é que os interessados buscaram a proteção da justiça.

Dentre os pedidos estão a suspensão das promoções em curso, a destituição da comissão de promoções atual e despromoção dos beneficiados indevidamente. Lembrando que foram identificadas promoções irregulares desde o ano de 2012.

Entre as possíveis promoções identificadas irregulares, temos a do Capitão Jales, que trabalha na Casa Militar do Governador.

Ele teria sido reprovado no curso que o habilita a promoção, mas alguns documentos foram alterados para beneficiar o oficial.