Vereadores de JP têm até terça (01) para sugerir alterações no Regimento Interno da Câmara Municipal

Vereadores de JP têm até terça (01) para sugerir alterações no Regimento Interno da Câmara Municipal

Por Edmilson Pereira - em 7 anos atrás 716

Continua em ritmo acelerado os trabalhos da Comissão Especial criada para atualizar e revizar as leis aprovadas pela Câmara Municipal de João Pessoa. Mais de 250 artigos vão compor o novo Regimento Interno (RI) do Poder Legislativo Municipal da Capital. A Comissão Especial que atualiza o documento se reuniu, na manhã de quinta-feira (27), para revisar as alterações realizadas.

“Concluímos o trabalho de examinação e debate a respeito do RI. Agora, estamos apenas aguardando a redação final de todo o trabalho, que vai ter mais de 250 artigos. Fizemos uma profunda mudança em diversos aspectos do documento e estamos na fase final, de organizar a redação e compilar tudo que foi reelaborado”, comentou um dos vereadores integrantes da Comissão, Bruno Farias (PPS).

De acordo com Bruno, o documento será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Casa e para os gabinetes dos vereadores. “Todos terão até 1º de agosto para apresentar ideias, colaborações e emendas ao texto que elaboramos”, destacou.

Entre as mudanças realizadas, destacam-se as que abrangem as pessoas com deficiência, o disciplinamento do dia a dia das sessões ordinárias, da ordem do dia, quais as prioridades a serem votadas pela Casa, ou seja, quais matérias devem ter primazia em relação a outras e a diminuição do número de honrarias concedidas pela Câmara, entre outras. “Também permitimos, através de instrumentos, como a Ouvidoria, Corregedoria e Conselho de Ética, uma maior fiscalização dos assuntos do Legislativo, aproximando ainda mais nossa Casa da cidadania”, avaliou o vereador.

Bruno Farias afirmou que, enquanto parlamentar, vê que o novo RI dinamizará a produção legislativa e as atividades dos vereadores. “Temos um RI do início dos anos 2000, que recebeu, ao longo desse tempo, muitas emendas, e que está como uma colcha de retalhos, com contradições em diversas partes. Aparamos essas arestas, eliminando as incongruências que, muitas vezes, levavam a debates calorosos em plenário por haver interpretações distintas sobre o mesmo ponto, por exemplo. Além de conferir dinamismo, o novo documento vai uniformizar nossa atuação institucional”, assegurou.