UEPB abre inscrições para Mestrado em Formação de Professor em Licenciatura com 31 vagas

UEPB abre inscrições para Mestrado em Formação de Professor em Licenciatura com 31 vagas

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 217

Universidade Estadual da Paraíba torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Formação de Professores.

Podem se inscrever professores portadores de diploma de quaisquer LICENCIATURAS. O PPGFP apresenta como objetivo primordial capacitar professores da Educação Básica para o seu exercício profissional, buscando aperfeiçoar a sua prática docente, o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento e a intervenção destes professores nas escolas básicas pertencentes aos cenários local, regional e nacional. Este Programa é constituído de duas linhas de pesquisa:

1) Linguagens, Culturas e Formação Docente e

2) Ciências, Tecnologias e Formação Docente.

 O Mestrado em Formação de Professores tem a sua estrutura organizada em dois anos, de forma totalmente presencial. Estão sendo ofertadas 31 vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Formação de Professores, seleção específica, turma 2022.

As inscrições para o Mestrado em Formação de Professores deverão ser efetivadas exclusivamente através do e-mail inscricoesmfpuepb@evento.uepb.edu.br, indicando como assunto “Processo Seletivo PPGFP”.

A Documentação exigida:

  • Formulário de inscrição com todos os campos documento devidamente preenchidos. O candidato deverá imprimir esse formulário no ato da inscrição online, tendo em vista que o acesso a esse documento só é possível nessa oportunidade;
  • Uma cópia de Projeto de Pesquisa não identificado em um PDF separado e uma cópia de projeto de Pesquisa identificado incluindo a Carta de Intenção identificada e o restante dos documentos que farão parte de um segundo e único PDF;
  • No projeto, o(a) candidato(a) deverá indicar a Linha de pesquisa e uma opção de docente orientador, dentre os(as) Professores(as) Orientadores(as) do Programa, de acordo com o quadro de vagas (anexo neste edital). O professor indicado deverá, obrigatoriamente, corresponder à Linha de Pesquisa escolhida.
  • Cópias frente e verso de RG, CPF e Diploma de Licenciatura;
  • Documento comprobatório de tempo de serviço na educação básica (portaria, cópia da carteira de trabalho, cópia de contrato) carimbado e assinado pelo setor competente para tal emissão;
  • As experiências em uma edição completa nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência ou Residência Pedagógica, comprovadas mediante certificado emitido pela Coordenação Institucional desses programas, poderão ser computadas para fins de experiência profissional, para os candidatos recém-formados.

As inscrições deverão ser feitas até do dia 21/06/2022 através do sistema online, no endereço disponível ao final da matéria, realizada a inscrição online, o candidato deverá enviar por e-mail dois PDFs.

O primeiro contendo uma cópia do projeto não identificado e o outro PDF com as cópias de todos documentos exigidos para a inscrição (cópia do projeto de pesquisa identificado, carta de intenções, RG, CPF e Diploma de Licenciatura e documento comprobatório de tempo deserviço). Os documentos acima relacionados deverão ser digitalizados, em frente e verso, nos casos correspondentes.

O Processo de Seleção constará de três etapas, sendo a primeira e a segunda etapa com caráter eliminatório e a terceira com caráter eliminatório e classificatório:

  • Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória)
  • Prova Escrita (eliminatória)
  • Entrevista/Arguição sobre o Projeto de Pesquisa incluindo a “carta de intenção (eliminatória e classificatória).