
Transferido de Natal para Brasília, Bolsonaro passa por cirurgia de urgência no hospital DF Star
Por Edmilson Pereira - Em 5 dias atrás 635
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia na manhã deste domingo (13/4) no hospital DF Star. A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN) aliado de Bolsonaro.
O ex-presidente está sendo assistido por uma equipe médica composta de cinco especialistas em cirurgia geral, gastrointestinal e anestesiologista
O DF Star, hospital onde Bolsonaro está internado informou que após reavaliação médica, Bolsonaro foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal. “As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. O ex-presidente está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, afirma o boletim médico.
O que é obstrução intestinal, que motivou cirurgia de Bolsonaro
Os quadros de obstrução do intestino podem ocorrer em pacientes que já enfrentaram procedimentos cirúrgicos no órgão, como o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passa por uma cirurgia neste domingo, 13. É uma obstrução que impede ou reduz significativamente a passagem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.
Segundo especialistas, cirurgias (ou múltiplas cirurgias) podem levar ao desenvolvimento de fibrose na região operada e isso propicia aderências. As alças do intestino, que se movimentam regularmente, passam pela área onde houve a cirurgia. Com isso, uma parte se acotovela, provocando a obstrução, que pode ser tratada com nova cirurgia, a depender da gravidade.
O diagnóstico é feito a partir da análise de sintomas, como inchaço abdominal, soluços, sensação de estômago cheio, refluxo, vômitos e dores. Além da avaliação clínica, podem ser realizados exames de imagem.
No quadro atual de Bolsonaro, as avaliações laboratoriais e os exames de imagem indicaram uma “subobstrução intestinal” – ou seja, é um bloqueio parcial. Nesses casos, o paciente pode conseguir eliminar gases, mas têm dificuldade de eliminar fezes.
Veja lista dos sintomas:
- Inchaço abdominal
- Soluços
- Sensação de estômago cheio
- Refluxo
- Vômitos
- Dores
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Reprodução/X- Bolsonaro