Termina sem acordo mesa redonda entre trabalhadores e donos de empresas de transportes coletivos de João Pessoa

Termina sem acordo mesa redonda entre trabalhadores e donos de empresas de transportes coletivos de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - em 7 anos atrás 833

Terminou sem acordo, porém, com avanços a mesa redonda realizada na manhã desta quarta-feira (28), no Ministério do Trabalho, em João Pessoa, entre representantes dos trabalhadores de transporte coletivo urbano de João Pessoa e os proprietários das empresas do setor.

Durante a mesa redonda, que durou mais de duas horas, foram discutidos vários pontos constantes na pauta apresentada pelos trabalhadores, sendo o principal, o pedido de reajuste de 12%, que está sendo reivindicado pelos motoristas e cobradores.

O Sintur, que representa os donos das empresas, apresentou dados apontando para impossibilidade de atendimento no percentual reivindicado pelo sindicato dos motoristas, e o argumento principal é que as empresas estão operando no vermelho, diante de uma queda superior a 30% no número de passageiros, e aumentos dos insumos para manutenção da frota.

Sem constar ainda em pauta, mas como indicativo de avanços nas negociações, o sindicato dos motoristas reduziu para 7% a proposta de reajuste salarial, enquanto que a classe patronal contrapôs 3%, além de manter outros benefícios já conquistados em dissídios coletivos anteriores.

Ficou acordado ainda, que na segunda-feira (03), a partir das 15 horas, será realizada uma nova mesa redonda, na sede da Delegacia do Ministério do Trabalho, em João Pessoa, quando os representantes do Sindicato dos trabalhadores nos transportes coletivos , e do Sintur, que representa os donos das empresas, voltarão a se reunir para prosseguir as negociações.

O Sindicato dos Motoristas tem convocada uma assembleia geral para o início da noite de hoje para deliberação sobre as negociações que estão sendo mediadas pelo Ministério do Trabalho.

O presidente do Sindicato dos Motoristas, Antonio de Pádua, em entrevista ao programa Paraíba Verdade, da rádio Arapuan 95, 3 FM, na manhã desta quarta-feira, disse que a disposição da categoria é de paralisação a partir desta quinta-feira (29), decisão que se ocorrer, deixará o pessoense em transporte coletivo.

O salário atual de um motorista de ônibus de João Pessoa é de R$ 2.440,00 (Dois mil e quatrocentos e quarenta reais).