Por 263 contra 227 Temer conquista votos suficientes e se livra de ser investigado no STF

Por 263 contra 227 Temer conquista votos suficientes e se livra de ser investigado no STF

Por Edmilson Pereira - em 7 anos atrás 734

Mesmo antes do fim da votação no plenário da Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (02), o governo conseguiu os 172 votos necessários para barrar o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, no Supremo Tribunal Federal. O voto decisivo foi dado pelo deputado Aureo (SD-RJ).

A sessão, que analisou o relatório apresentado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que recomendou a rejeição da denúncia contra Temer, começou às 9h desta manhã. Por volta das 15h30, o placar registrava a presença de 342 deputados no Plenário – quórum mínimo para que ocorresse a votação – e 463 deputados na Casa. Os parlamentares discursaram a favor e contra a denúncia.

No fim da tarde, o plenário foi marcado por empurra-empurra e confusão durante o discurso do líder da minoria, deputado Zé Guimarães (PT-CE). O tumulto começou após dois parlamentares jogarem camisetas um no outro e logo tornou-se geral. Outros deputados jogaram dólares falsos para o alto e começaram a gritar.

Malas de dinheiro também foram levantadas e o famoso boneco Pixuleco, na forma do ex-presidente Lula com uniforme carcerário, foram trazidos. Um deles estava na mão do presidente do PT, Carlos Zarattini (PT-SP).

Mais cedo, o advogado de Temer, Antônio Mariz de Oliveira, pediu aos deputados que não acatassem o pedido para remeter a denúncia. “Deem um ano e meio para Temer seguir sua ‘obra magnífica’”, afirmou da tribuna, ao fazer a defesa do presidente e afirmar ter certeza de que a denúncia não será acatada.

O advogado criticou a delação de Joesley Batista e destacou que a gravação da conversa do empresário com o presidente teve “deturpação, enxertos e uma série de vácuos”, por isso questionou a sua legitimidade como prova.

O presidente passou a ser investigado após as delações premiadas da JBS. O empresário e um dos donos do grupo JBS, gravou, sem o conhecimento de Temer, uma conversa com ele no palácio do Jaburu, em 7 de março.

Repercussão
A votação de hoje repercutiu entre os internautas do país. A #InvestiguemoTemer é o segundo assunto mais comentado no mundo e no Brasil pelo Twitter. Mas, apesar disso, a mudança de time do jogador de futebol Neymar está causando mais comoções nos usuários da rede. Nas últimas 24 horas, o assunto foi o segundo mais procurado nas buscas do google.

Vejam como votaram os deputados federais da Paraíba na Ação contra Temer
SIM
Aguinaldo Ribeiro (PP), André Amaral (PMDB),
Benjamin Maranhão (SD),
Efraim Filho (DEM),
Hugo Mota (PMDB), Rômulo Gouveia (PSD).

NÃO
Damião Feliciano (PDT) Pedro Cunha Lima (PSDB), Luiz Couto (PT),
Veneziano (PMDB),
Wellington Roberto (PR)

AUSENTE

Wilson Filho (PTB).

A votação final foi a seguinte
SIM – 263
NÃO– 227
ABSTENÇÕES – 2 abstenções
AUSENTES- 19 ausentes

Fonte: Correio Braziliense