Secretaria de Saúde da Paraíba realiza dia 4 de fevereiro o 1º Dia D de Multivacinação e vacinação contra Covid-19 de 2023

Secretaria de Saúde da Paraíba realiza dia 4 de fevereiro o 1º Dia D de Multivacinação e vacinação contra Covid-19 de 2023

Por Edmilson Pereira - em 2 dias atrás 56

A Secretaria de  Saúde do Estado da Paraíba vai realizar no dia 4 de fevereiro próximo o primeiro Dia D de 2023 de vacinação contra Covid-19 e também de Multivacinação.

O objetivo é ampliar a oferta da vacina, atualizar esquema vacinal e melhorar a cobertura das vacinas de rotina nos 223 municípios.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, justifica que o Dia D é um movimento para incentivar as pessoas a procurar as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina tanto da criança e do adolescente, com o calendário de rotina, como de adulto com os reforços de Covid-19.

Sobre a baixa cobertura da vacinação contra Covid-19 na população alvo de 6 meses e 2 anos, o secretário afirma que dois fatores podem explicar esse número. Um deles é a atualização do cadastro das doses no sistema de informação. A outra é a baixa procura. “Há incertezas sobre as doses da Pfizer baby. Reforçamos que são vacinas seguras e recomendadas.

A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba recomenda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como: comunicação com a população esclarecendo a importância de ter seu esquema vacinal em dia para a Covid-19, assim como para todas as vacinas de rotina da criança e do adolescente; organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação; disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Foto: Divulgação