Secretaria de Saúde da Paraíba alerta gestantes sobre os cuidados preventivos para Febre Oropouche
Por Edmilson Pereira - Em 4 semanas atrás 8
Com casos da doença já confirmados nos vizinhos estados do Ceará e Pernambuco, a Paraíba permanece sem registros confirmados de Febre Oropouche.
Mesmo assim, a Secretaria de Saúde Estadual segue orientando a população quanto aos cuidados e prevenção da doença, conforme nota do Ministério da Saúde, a qual alerta principalmente para a população gestante, pois o quadro clínico neste grupo pode evoluir para casos de microcefalia, abortos espontâneos e óbitos fetais.
O uso de repelentes é uma das principais medidas recomendadas para as grávidas, já que aumenta a proteção contra o vírus oropouche.
Uma Nota Técnica do Ministério da Saúde reforça a atenção que estados e municípios precisam ter com relação à Febre Oropouche em gestantes, tendo em vista que alguns territórios já apresentaram casos de óbito fetal ou feto com malformação congênita como consequências da doença.
No Brasil, até a Semana Epidemiológica 31 de 2024, que corresponde ao período de 28 de julho a 3 de agosto, foram confirmados 7.497 casos Oropouche, porém o estado da Paraíba registra apenas um caso importado confirmado.
Os quadros clínicos da doença se assemelham aos de outras arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Ao apresentar sintomas, como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e articular, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas, vômitos, o usuário deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que o caso seja identificado e tratado de forma oportuna, evitando o agravamento.
Foto: Reprodução/MS