Ricardo entrega em Mangabeira certificados para 349 alunos e premia empresas parceiras do Pronatec-PB

Ricardo entrega em Mangabeira certificados para 349 alunos e premia empresas parceiras do Pronatec-PB

Por Edmilson Pereira - em 5 anos atrás 722

O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregou, nesta segunda-feira (11), a certificação de 349 alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) das cidades de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande. O governador também fez a entrega de placas simbólicas homenageando as empresas parceiras que contrataram jovens aprendizes do Pronatec Aprendiz, entre elas, a Contérmica, Líder e Huash. O evento foi realizado no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, e contou com a presença do deputado federal Wilson Filho, deputados estaduais, auxiliares do Governo, representantes de empresas parceiras e gestores da educação.

O governador Ricardo Coutinho destacou que é fundamental que o ensino público seja mais atrativo e possibilite a abertura de novos horizontes para os estudantes, a exemplo do que acontece com a agregação de cursos profissionalizantes. “Queremos dar perspectivas de futuro para os jovens paraibanos, através da qualificação profissional. Hoje 349 pessoas recebem certificados e temos mais de dois mil fazendo cursos técnicos e profissionalizantes, ou seja, esta modalidade é um complemento essencial para dar opções profissionais aos estudantes”, disse.

Durante a solenidade, o governador também recebeu uma placa em reconhecimento pelos investimentos na qualificação técnica dos paraibanos. “Precisamos ter a capacidade de criar condições para o desenvolvimento da nossa juventude, porque, dessa forma, estaremos formando cidadãos mais qualificados, mão de obra adequada e, consequentemente, geração de emprego e renda. Hoje oferecemos 11 mil vagas em cursos profissionalizantes, implantamos seis escolas técnicas e estamos fazendo mais seis que serão inauguradas no próximo ano, enfim, estamos traçando o caminho certo”, pontuou Ricardo Coutinho.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que o Pronatec visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público, através da articulação com a educação profissional. “Esse é um momento importante porque dá visibilidade ao profissional formado e dá mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho aos jovens que estão concluindo seus cursos. O Governo do Estado tem escolas técnicas, ensino integral e cursos de qualificação profissional concomitantes, incentivando a qualificação e diversificando o ensino oferecido na rede estadual de ensino”, observou.

De acordo com o diretor do departamento de políticas de empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito, o órgão monitora e identifica setores produtivos e o mercado de trabalho para fazer o direcionamento de políticas que gerem o aumento da empregabilidade. “Como demandantes do Pronatec junto com o Ministério da Educação buscamos resultados que impactem na empregabilidade das pessoas, sobretudo, neste momento onde o desemprego é um grande problema nacional. Trabalhamos para que estas políticas de qualificação tenham uma maior aderência no mercado de trabalho, influenciando de forma positiva na vida da população”, concluiu.

O Pronatec – Foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e implantado na Paraíba em 2015, com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.