Resultados da eleição na Argentina: Massa surpreende e fará segundo turno contra Milei

Resultados da eleição na Argentina: Massa surpreende e fará segundo turno contra Milei

Por Edmilson Pereira - em 5 meses atrás 827

Os primeiros resultados da eleição presidencial da Argentina indicam uma surpreendente vitória do candidato do governo, o peronista Sergio MassaCom 76% das urnas apuradas, Massa tem 36,2% e o o libertário Javier Milei, 30,2%. A candidata Patricia Bullrich, de centro-direita, tem 23,7%.

Na história recente, houve apenas dois segundos turnos na Argentina: em 2003, Néstor Kirchner iria disputar contra Carlos Menem, mas o ex-presidente desistiu. Em 2015, Mauricio Macri chegou em segundo contra Daniel Scioli e virou a disputa.

Milei aparece para eleitores

Perto das 23h, Milei apareceu no telão colocado do lado de fora de seu QG, reanimando os apoiadores. Aos gritos de “Liberdade”, eles vibravam a ida ao segundo turno, ainda que em um clima menos animado do que quando esperavam vencer em primeiro turno.

Com 90% das urnas apuradas, a vantagem de Massa para Milei permanece ao redor de seis pontos porcentuais: Massa 36,3%, Milei 30,2%, Bullrich, 23,8%.

21h44 – Massa amplia a vantagem para Milei

Com 83% das urnas apuradas, a vantagem de Massa sobre Milei aumentou. O peronista tem agora 36,15% e o libertário 30,35%. Patrícia Bullrich tem 26,7%. Entre os demais candidatos, Juan Schiaretti tem 7,18% e Myriam Bregman, 2,15%.

21h29 – Clima de velório no QG de Milei

Conforme os primeiros resultados foram sendo divulgados, mostrando Sergio Massa a frente com 35% e Milei com 30%, o clima de festa do lado se fora do QG do libertário diminuiu, informa a enviada especial Carolina Marins. Muitos pararam de cantar “a casta tem medo” e passaram a acompanhar a apuração ao vivo das transmissões televisivas no YouTube.

“Pensei que ganharíamos em primeiro turno”, lamenta um eleitor para os amigos. Logo, alguns passaram a gritar informando que haveria um segundo turno. A fanfarra tentava manter a animação e de vez em quando alguns libertários, como candidato ao governo se Buenos Aires, Ramiro Marra, saíam de dentro do hotel para inflamar o público, mas logo o clima de preocupação retornava.

Darwin Gimenez Martinez 21 e Facundo Ojeda 24 se disseram decepcionados com os resultados. Esperavam que Milei ganhasse já no primeiro turno. “Houve fraude, tenho certeza”, afirma Darwin quando questionando sobre a vitória de Massa em primeira posição. As reivindicações de fraude começavam a ecoar entre os apoiadores do lado de fora do bunker do libertário. “É por isso que a gente tem que tirar esta casta daí, pra mudar a política e não haver mais fraude”. Os dois estão confiantes que Milei ganha no segundo turno.

Para Roberto Burgener, 33, Massa saiu em primeiro neste turno por causa de uma campanha de medo que teria promovido contra Milei. “Eles começaram a pegar vídeos curtos do Milei, com frases cortadas e muito antigas para fazer uma campanha de medo”, afirma.

Sua amiga, Veronica Perini o lembra também das falas sobre o dólar. “Diziam que se o Milei ganhasse, o dólar ia explodir, as pessoas ficaram com medo”, diz ao dar de ombros. Eles estão confiantes de ganhar no segundo turno, mas se preocupam pela distribuicao de votos. Pablo Biscione, 40, acredita que muitos dos votos de Bullrich vão para Milei, mas não estão certos de todos. “Os eleitores da Bullrich também são mais duros, creio que vão para o Milei”, mas observam com atenção os votos dos candidatos menores, como Juan Schiaretti e Myriam Bregman, que acreditam ir para Massa.

21h26 Primeiros resultados indicam Massa à frente de Milei

Os primeiros resultados da eleição na Argentina indicam uma vitória do candidato do governo, Sergio Massa, mas com realização de segundo turno. Ele deve ir para a disputa contra Javier Milei. O resultado foi puxado sobretudo pelo bom desempenho de Massa na Província de Buenos Aires, base do peronismo que concentra parte importante dos eleitores do país.

19h45 Multidão se reúne no QG de Javier Milei

Conforme chega perto o horário da divulgação dos primeiros resultados, mais e mais partidários de Javier Milei chegam ao bunker do candidato, no centro de Buenos Aires, relata a enviada especial Carolina Marins.

Junto com parte da imprensa internacional que foi deixada de fora do bunker de Milei, dezenas de apoiadores se reuniram do lado de fora do Libertador Hotel ao som de “a casta tem medo”. Muitos foram fantasiados de leão, motosserra e o próprio Milei. Comerciantes aproveitaram para vender bandeiras, camisetas, bottoms e bonecos de Milei em meio à aglomeração. Também era possível encontrar vendedores de milanesas e água.

Lucca Dorado 22 e Jason Salazar 23 Os dois são argentinos mas moram no Chile. Não votaram, porém vieram só para ver o Milei ganhar. Chegaram ontem e devem voltar amanhã para o Chile. Querem que ele ganhe em primeiro turno para nao precisar voltar no segundo. “Estou preocupado porque dizem que não vai ganhar em primeiro turno. Quero que ganhe porque ele é o único que pode mudar a Argentina”.

Danni Lima, 43, estava crente em uma vitória em primeiro turno. Diz que nunca concordou com o kirchnerismo e vota para tirar esses mesmo políticos do poder. “A gente precisa urgente de uma mudança “.

Fonte: Estadão

Foto: Divulgação