
Repentistas paraibanos Erasmo Ferreira e João Lourenço se apresentam no projeto ‘De Repente no Espaço’ desta quarta-feira no Espaço Cultural
Por Edmilson Pereira - Em 3 semanas atrás 411
A edição de julho do projeto ‘De Repente no Espaço’, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), traz, nesta quarta-feira (2), a poesia dos repentistas paraibanos João Lourenço (PB) e Erasmo Ferreira (PB), a partir das 19h30, no Mezanino 02, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.
Já João Lourenço é natural de Pilar, Engenho Corredor, mesma propriedade rural onde nasceu o romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente, João Lourenço reside em Caruaru (PE). É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.
De Repente no Espaço
O projeto promove a cultura popular nordestina, especialmente o repente, que é a cantoria de improviso. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, o projeto recebeu uma versão on-line, chamada de ‘De Repente na Rede’. A partir de 2022, em caráter itinerante e com a nomenclatura de ‘De Repente na Estrada’, já levou o desafio da rima improvisada para várias cidades da Paraíba.
Foto: Divulgação