meat eggs milk and fish food concept

Relatório da FAO indica que carne, ovos e leite oferecem nutrientes essenciais a uma alimentação saudável

Por Edmilson Pereira - em 1 ano atrás 590

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO divulgou , nesta terça-feira,  um relatório atestando que a carne, ovos e leite oferecem nutrientes fundamentais que não podem ser facilmente obtidos a partir de alimentos à base de plantas.

A FAO também alerta sobre o risco do consumo de carne vermelha processada, que são aquelas que passam por diversos processos – como defumação, adição de sal, conservantes, corantes e outras substâncias químicas, tipo:  linguiça, salsicha, bacon, mortadela, presunto, nuggets, salame, toucinho defumado, carnes enlatadas, como atum e sardinha.

Além de serem consideradas cancerígenas, as carnes processadas têm um alto teor de gordura e substâncias químicas que podem ser tóxicas para o organismo, causar  problemas cardíacos, infartos e AVCs.

A FAO chegou a conclusão que a carne, os ovos e o leite inatura fornecem uma gama de macronutrientes importantes, como proteínas e hidratos de carbonos que são difíceis de obter em outros alimentos, na qualidade e quantidades necessárias a uma alimentação saudável.

Dados da FAO indicam ainda que um décimo da população mundial enfrenta fome e que 3 bilhões de pessoas não têm condições financeiras para ter regimes alimentares saudáveis, enquanto uma em cada três pessoas tem excesso de peso ou é obesa.