Quem é Edouard Philippe, o novo primeiro-ministro da França

Quem é Edouard Philippe, o novo primeiro-ministro da França

Por - em 7 anos atrás 1017

Edouard Philippe, de 46 anos, foi nomeado nesta segunda-feira (15) como primeiro-ministro da França pelo presidente Emmanuel Macron. Philippe é deputado da direita moderada, membro do partido Os Republicanos (LR) e ligado ao ex-premier Alain Juppé. É a primeira vez que um presidente nomeia um primeiro-ministro fora de seu campo político sem ser forçado por uma derrota nas eleições parlamentares, segundo a Reuters. Macron, eleito pelo movimento centrista “Em Marcha!”, defendeu o fim da velha divisão entre direita e esquerda na política.

Com a reputação de líder moderno e brilhante, o deputado e prefeito de Le Havre, cidade portuária no Norte da França, não era uma figura conhecida nacionalmente até semana passada, quando começou a ser indicado como favorito para o posto de primeiro-ministro. Philippe começou sua vida política quando ainda era estudante, como um ativista socialista afiliado ao ex-primeiro-ministro Michel Rocard, antes de se mudar para a direita.

Philippe estudou no Instituto de Ciências Políticas e teve boas qualificações na saída da Escola Nacional de Administração (ENA), onde estuda a elite dirigente na França. Formado como advogado, Philippe trabalhou como diretor de assuntos públicos do grupo nuclear estatal Areva entre 2007 e 2010, antes de tornar-se membro do Parlamento em 2012 e prefeito em 2014.

Fã de boxe, o novo primeiro-ministro se parece com o presidente eleito em muitos aspectos: ambos são mais jovens do que a maioria dos políticos franceses, frequentaram a mesma escola em Paris e trabalharam para o setor privado. O herói político de Philippe é Rocard — outro ponto em comum com o novo presidente de 39 anos.