Programa Opera Paraíba realiza piloto de cirurgia bariátrica inédita no hospital das Clínicas em Campina Grande

Programa Opera Paraíba realiza piloto de cirurgia bariátrica inédita no hospital das Clínicas em Campina Grande

Por Edmilson Pereira - em 2 anos atrás 451

O Hospital de Clínicas, da rede estadual de saúde da Paraíba, registrou, nessa quarta-feira (3) a primeira cirurgia bariátrica da unidade. Em caráter piloto, a gastroplastia, que durou cerca de três horas, foi comandada pelos médicos Arthur Balduino, Marcos Diniz, Antônio Rafael e João Pedro. A paciente foi uma mulher de 32 anos, moradora de Campina Grande, que já apresentava problemas de saúde devido à obesidade.

A intervenção é um importante aliado no tratamento de pacientes obesos, e tem o objetivo de reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corpórea (IMC) muito elevado. O IMC é uma medida internacional para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Outros critérios também avaliados são a idade e o tempo em que o paciente está com a da doença.

A cirurgia bariátrica metabólica, inédita na rede pública hospitalar estadual, marca o início de um processo para estruturar o serviço bariátrico no HC. “O projeto da Secretaria Estadual de Saúde é implantar um serviço modelo, de suporte a pacientes com indicação da cirurgia, realizando um acompanhamento multidisciplinar e especializado. É um avanço para a saúde da Paraíba e um ganho para a população”, explica a diretora-geral do hospital, Vívian Rezende.

Inicialmente, o programa vai começar a ofertar as consultas ambulatoriais para as pessoas interessadas e fazer a avaliação do perfil do paciente. O tempo até a realização da cirurgia é de aproximadamente um ano.

“Iniciaremos com um ambulatório multidisciplinar, onde esse usuário primeiro terá uma avaliação durante a consulta médica, e será avaliado do ponto de vista de indicação de cirurgia e qual o melhor procedimento a ser realizado nesse paciente, que também terá acompanhamento de outras equipes, como endocrinologista, equipe de nutrição, fisioterapia, psicologia, para que ele possa ter as melhores condições de ir para a cirurgia e para que ele possa, também, ter um acompanhamento pós-cirúrgico adequado, e que a gente possa considerar, no fim disso tudo, um procedimento realizado com sucesso”, esclarece o diretor técnico do hospital, Thyago Morais.

Para se cadastrar no programa Opera Paraíba, o usuário pode acessar o endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br ou se dirigir,  presencialmente, ao Hospital de Clínicas.