Prefeito Cícero participa de reunião com o presidente Arthur Lira para discutir PEC que assegura subsídio federal para  passagem de idosos nos transportes urbanos

Prefeito Cícero participa de reunião com o presidente Arthur Lira para discutir PEC que assegura subsídio federal para passagem de idosos nos transportes urbanos

Por Elison Silva - em 2 anos atrás 392

O prefeito  de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas),  participou, na tarde desta terça-feira (12), em Brasília (DF), de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Cícero integrou a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual é secretário nacional.

O encontro tratou de uma das principais pautas defendidas pela entidade, o subsídio federal para a passagem de idosos no transporte coletivo urbano. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, se comprometeu em colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 01/2022) que trata sobre o tema e destina a este fim um montante de R$ 2,5 bilhões em recursos.

Cícero destacou que a chegada destes recursos é essencial para que os municípios possam evitar grandes aumentos na passagem de ônibus e permitir um equilíbrio do sistema de transporte público. “Nós da FNP temos lutado por isso há mais de um ano e ficamos muito felizes por receber esse retorno positivo de que a PEC será votada possibilitando que, ao menos até dezembro, tenhamos um suporte que vai nos ajudar a tratar do transporte público”, afirmou.

O presidente da Câmara ainda se comprometeu em votar o Projeto de Lei que coloca o auxílio financeiro do Governo Federal para os anos de 2023 e 2024. O projeto deve ser votado após o recesso parlamentar. “Isso é essencial, pois esses R$ 2,5 bilhões só resolvem o problema até o final do ano, mas não a médio e longo prazo. Vamos trabalhar para que o projeto seja aprovado”, afirmou Edvaldo Nogueira, presidente da FNP e prefeito de Aracajú (SE).

Edvaldo ainda explicou que após a eleição deverá ser realizado um seminário para que órgãos, como a Câmara e a FNP, junto a governos e empresários, possam desenvolver um marco regulatório para o transporte no País.

Fonte: Paraíba Notícia e Secom JP