Paraíba já registrou 781 novos casos de HIV e outros 781 de Aids; João Pessoa lidera o número de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Por Edmilson Pereira - Em 1 semana atrás 294
A Paraíba registrou no período de janeiro a novembro deste ano de 2024 781 novos casos de HIV e o mesmo quantitativo de casos de Aids. Os dados constam d novo Boletim Epidemiológico HIV/Aids divulgado pela Secretaria da Saúde Estadual.
A divulgação dos dados acende um alerta para a prevenção e marca a abertura da Campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O município de João Pessoa lidera a lista de cidades paraibanas com o maior número de casos confirmados, sendo 406 de HIV e 98 de Aids. Campina Grande aparece em seguida, com 52 diagnósticos de HIV e 17 de Aids. Com relação à mortalidade, o estado apresentou redução no número de óbitos decorrentes de Aids em comparação ao mesmo período do ano passado, saindo de 162 óbitos em 2023 para 143 óbitos em 2024. O número representa um coeficiente de mortalidade de 3,5 óbitos por 100 mil habitantes.
Na Paraíba, 9.376 pessoas fazem o tratamento antirretroviral, cuja medicação é distribuída em 14 serviços de dispensação, disponíveis nas três macrorregiões de saúde do estado, sendo o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, em João Pessoa, a principal referência da rede.
Segundo a médica infectologista da Secretaria de Saúde da Paraíba, Júlia Chaves, a adesão à terapia antirretroviral proporciona grandes benefícios individuais, como aumento da expectativa de vida e o não desenvolvimento de doenças oportunistas. Além disso, explica a médica, o tratamento traz a possibilidade de a pessoa com HIV tornar-se indetectável, reduzindo a possibilidade de transmissão do vírus pela via sexual.
Serviços de Referência para HIV/Aids e outras ISTs na Paraíba:
- Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga (João Pessoa)
- Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) – João Pessoa
- SAE – Cabedelo
- SAE – Santa Rita
- SAE/CTA – Patos
- SAE/CTA – Campina Grande
- SAE – Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) – Campina Grande (via regulação)