No Dezembro Laranja, Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento e tratamento para pessoas com câncer de pele

Por Elison Silva - em 2 meses atrás 77

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), João Pessoa registrou 1.190 novos casos de câncer de pele em 2020. Neste mês de dezembro, as ações de prevenção à doença são colocadas em prática por meio da campanha ‘Dezembro Laranja’. A Prefeitura da Capital, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece todos os cuidados para a população na prevenção e tratamento do câncer de pele.

A dermatologista Larissa Wanderley, que trabalha na Rede de Saúde da Capital, explicou que existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não-melanoma. Segundo ela, para evitar ter a doença, alguns cuidados importantes precisam ser tomados, como o excesso de exposição ao sol e uso de protetor solar.

“É importante evitar exposição direta e prolongada ao sol, principalmente do período das 10h às 14h, que tem maior incidência de raios UVB e maior chance de queimaduras solares. Porém, os raios UVA, que são os maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele e o câncer, agem o dia todo. Também é importante usar filtros solares com fator de proteção acima de 30 diariamente, reaplicando a cada 2 horas, usar óculos, roupas e chapéus que têm fatores de proteção solar, além de se abrigar em sombrinhas na praia”, destacou.

A especialista alerta, que em caso de aparecimento de manchas ou feridas na pele, a pessoa deve procurar a unidade de saúde da família mais próxima de casa para um primeiro atendimento. No local, o paciente será avaliado e encaminhado para a rede especializada.

“Os pacientes que tiverem algum problema de pele devem procurar uma unidade de saúde da família, onde será avaliado por um clínico geral. Dependendo da suspeita, o paciente é encaminhado para uma das Policlínicas para receber atendimento de um dermatologista”, explicou.

Números alarmantes – De acordo com estimativa do INCA, devem ser registrados 625 mil novos casos de câncer de pele no Brasil neste ano.