Mutirão Virtual do Procon-JP se encerra nesta quinta-feira em ações para acordos em contratos de empréstimos e financiamentos

Mutirão Virtual do Procon-JP se encerra nesta quinta-feira em ações para acordos em contratos de empréstimos e financiamentos

Por Elison Silva - em 1 semana atrás 80

Mais de 860 consumidores já procuraram o Mutirão Virtual de Revisão de Juros Contratuais de Empréstimos e de Financiamentos realizado pelo Procon-JP. O atendimento, que é feito exclusivamente através do WhatsApp 98665-0179 (Procon-JP na Sua Mão), teve inicio  na segunda-feira (1º) e até esta quinta (04).

O Procon-JP alerta que não trabalha oferecendo empréstimos e/ou financiamento e qualquer tentativa nesse sentido, usando o nome do órgão de proteção ao consumidor ou dos seus programas, é golpe.

O secretário Rougger Guerra explicou que foi surpreendido, nesta quarta-feira (3), com um número desconhecido usando a foto do perfil do atendimento virtual do ‘Procon-JP na Sua Mão’ oferecendo empréstimos como se a ação fizesse parte do Mutirão. “O Mutirão se destina a quem tem dúvidas ou considera altos os juros contratuais em empréstimos e financiamentos. Quaisquer outra oferta em relação ao nosso Mutirão é fraude. Estão usando a imagem de perfil do nosso Whatsapp para aplicar algum tipo de golpe no consumidor”, afirmou.

O Mutirão é totalmente virtual e faz parte das diversas atividades da Prefeitura de João Pessoa para comemorar o aniversário dos 437 anos da cidade, festejado no dia 5 de agosto. “O prefeito aposta em ações que visam o melhor para o cidadão pessoense e que, através do Procon-JP, está brindando o consumidor com o Mutirão que vai ajudar a equilibrar o orçamento doméstico e, assim, ajudar a melhorar a rotina diária do cidadão”, ressalta Rougger Guerra.

O consumidor pode participar do Mutirão virtual acionando o número do WhatsApp 98665-0179. “Após o contato e com a entrega da documentação como RG, CPF, comprovantes de residência e do vínculo com a instituição financeira pertinente ao contrato informado, o Procon-JP abrirá um processo administrativo para análise da situação”, acrescenta o secretário.

A avaliação da documentação de quem se inscreveu no Mutirão será feita contrato a contrato. Durante a negociação com a instituição financeira, o Procon-JP vai solicitar a revisão dos juros com base nas taxas divulgadas pelo Banco Central na época da assinatura do contrato.

Coleta de informações – O Procon-JP vai traçar, através dos dados coletados no Mutirão, um ‘perfil’ das taxas de juros aplicadas em empréstimos e financiamentos aos consumidores da Capital. “A análise nos dará as informações necessárias para o planejamento de novos projetos e programas que ajudem o consumidor a equilibrar o orçamento doméstico”, explica Rougger Guerra.