MUDANÇA: Em Alhandra,  deputado Branco Mendes será candidato a prefeito em substituição a Renato Mendes

MUDANÇA: Em Alhandra, deputado Branco Mendes será candidato a prefeito em substituição a Renato Mendes

Por - em 3 anos atrás 723

Com o registro da candidatura indeferido pelo Juiz Antônio Eimar de Lima, da 73ª Zona Eleitoral, o atual prefeito de Alhandra,  Renato Mendes (DEM), será substituído pelo deputado estadual Branco Mendes (Podemos) na disputa da eleição municipal deste ano.

A decisão foi tomada em reunião da coligação A Força do Bem, com a participação de DEM, Podemos, Cidadania e PT, nesta segunda-feira (26). Renato foi impedido de disputar a reeleição por ter sido alcançado pela Lei Ficha Lima.

Durante a reunião, Renato Mendes comunicou que havia desistido de recorrer da decisão que resultou na negativa do registro de candidatura.

O entendimento é o de que haveria perigo de a decisão ser mantida nas instâncias superiores. Na mesma reunião, os partidos decidiram pela indicação de Branco Mendes para a disputa. O atual deputado já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito da cidade em duas oportunidades. Ontem foi o último dia para substituições na chapa admitidas pela Justiça Eleitoral.

Renato Mendes teve o registro negado pelo juiz Antônio Eimar de Lima, da 73ª Zona Eleitoral do Município. Ele foi alvo de três impugnações do registro de candidatura, todas com base na Lei Ficha Limpa. O registro dele foi contestado pelo Ministério Público Eleitoral, pelo Psol e pela coligação “Plantando Esperança”, composta por PL, PP e MDP. Todos pediam que o registro de candidatura dele fosse negado.

O Psol contestava a candidatura com base em condenação do gestor, em primeira instância, por porte ilegal de armas. Já o Ministério Público e a coligação “Plantando Esperança” apontavam como impeditivos para o registro o fato de o prefeito ter sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por irregularidades em prestação de contas, e pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por improbidade administrativa.

Ao analisar os casos, o magistrado rejeitou a impugnação impetrada pelo Psol, pelos atos e condenações em primeiro grau não gerarem inelegibilidade. Já sobre as condenações pelo TCE e pelo Tribunal de Justiça, o juiz as considerou insanáveis. Por conta disso, o registro do prefeito foi negado. Ainda cabe recurso da decisão do primeiro grau.

Não foi fácil tomar essa decisão. Tivemos que refletir ao lado dos nossos amigos e familiares para aceitar o chamamento das lideranças e do povo de Alhandra.

Quem me conhece sabe do amor, carinho e dedicação que tenho pelos alhandrenses, um povo que não merece voltar ao tempo da ditadura, perseguição, humilhação e arrogância. Por isso, após todos os diálogos, colocamos nosso nome à disposição da população e vamos sim disputar a eleição para prefeito.

Branco Mendes
Meu agradecimento especial ao meu sobrinho Renato por ter conduzido e trabalhado tão bem até hoje, dando continuidade ao nosso legado e que, infelizmente, devido a perseguição e maldade dos opositores, não poderá disputar sua reeleição, mas ele ainda terá um belo futuro pela frente.
Branco é Renato e Renato é Branco e juntos somos “A força do Bem”.
Alhandra, vamos debater propostas para um futuro ainda melhor, estou mais pronto do que nunca, meu nome é Branco Mendes e meu sobrenome é trabalho. Vamos juntos planejar o futuro de Alhandra.

Fonte: Paraíba Notícia e Jornal da Paraíba