Morre em Moscou o ex-líder comunista Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética

Morre em Moscou o ex-líder comunista Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética

Por Edmilson Pereira - em 2 anos atrás 859

Morreu nesta terça-feira (30),  Mikhail Gorbachev, aos 91 anos, o último presidente da União Soviética, antes da dissolução. A notícia foi confirmada pelas principais agências de notícias russas.

“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu nesta noite após uma severas e prolongada doença” afirmou o Hospital Central de Clínicas de Moscou, segundo a agência RIA.

Nos países ocidentais, Gorbachev é amplamente conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria, a disputa entre os blocos capitalista, liderado pelos EUA, e comunista, encabeçado pela URSS, mas muitos russos o acusavam de ter iniciado ousadas reformas de aberturas no estado que levaram ao colapso soviético.

Um dos críticos mais contundentes do atual presidente Vladimir Putin, ele concorreu à eleição presidencial em 1996, mas se saiu muito mal.

Gorbachev lançou um livro de memórias em novembro de 2012 e lamentou na ocasião não ter levado a União a um “bom porto”.

Vida

Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Ele perdeu duas irmãs e um tio durante um período de fome no país em 1933. Seus pais eram agricultores e ele ajudou-os no sustento durante a adolescência.

História

Mikhail Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931, na cidade de Privolnoye, na Rússia, membro de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Formou-se em Direito em 1955, pela Moscow State University, e em Economia em 1967, pela Faculty of Economy.

Em 1952, ingressa no Partido Comunista da União Soviética e trabalha em vários cargos no partido pelas próximas duas décadas.