Morre de câncer aos 50 anos nos Estados Unidos a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil

Morre de câncer aos 50 anos nos Estados Unidos a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil

Por Edmilson Pereira - Em 5 meses atrás 904

Faleceu neste domingo (20), nos Estados Unidos, onde realizava tratamento de câncer de intestino, a cantora e compositora Preta Gil, filha do também cantou e compositor Gilberto Gil.  Preta Gil, que tinha 50 anos, foi à clínica, na última quarta-feira (16) fazer mais uma sessão de quimioterapia e se sentiu mal. Lá, os médicos detectaram que a doença havia se alastrado.

Amigos da artista e o filho, Francisco, estão em terras americanas. Uma das melhores amigas de Preta Gil, Carolina Dieckmmann conseguiu uma brecha nas gravações da novela e viajou para os Estados Unidos, mas ela não sabia que o estado da cantora era tão grave.

Fontes ligadas à família revelaram, ainda, que o pai da artista, Gilberto Gil, teve aumento da pressão arterial ao receber a notícia do falecimento.

Diagnóstico do câncer

O diagnóstico de câncer de intestino veio em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista à Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.

O tumor, segundo ela, apareceu de imediato, na primeira tomografia. A quimioterapia começou no mesmo mês. Ela passou a fazer uso de uma bolsa temporária de colostomia, que foi retirada após o câncer entrar em remissão.

Em agosto do ano passado, porém, a situação se agravou. Exames de rotina apontaram a metástase no peritônio, além de dois linfonodos e uma lesão no ureter. Preta Gil foi submetida a cirurgia de mais de 30 horas em dezembro e passou a virada do ano internada.

Após 55 dias internada, Preta Gil deu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, e falou abertamente sobre o procedimento cirurgico, revelando a amputação do reto.

Boa parte do ano de 2025, Preta viveu em hospitais. A cantora esteve internada até o dia 11 de fevereiro, no Hospital Sírio Libanês, e, após receber alta, pediu autorização para aproveitar o carnaval de Salvador, na Bahia, da janela do camarote de sua família, o 2222.

Em março, ela teve uma infecção urinária e precisou ser internada novamente, em Salvador.

No mês seguinte, foi internada novamente, dessa vez no Rio de Janeiro (RJ), para receber medicações. Também em abril, ela deixou o hospital e emocionou aos fãs ao cantar com o pai, Gilberto Gil, em um dos shows de sua turnê de encerramento da carreira.

Carreira de Preta Gil

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil dizia ter nascido em “berço esplêndido”. Hoje, ela é conhecida principalmente por seu trabalho enquanto cantora, mas nem sempre Preta se apresentou desse jeito.

Segundo sua biografia, Preta se assumiu como cantora apenas aos 29 anos de idade, após lutar contra seus medos. Ela é a voz por trás dos hits Sinais de Fogo e Vá se Benzer.

Antes de assumir o posto enquanto artista, Preta Gil trabalhou como publicitária e empresária. Era uma das sócias da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência em atuação no Brasil.

Fonte: Portal Terra

Foto: Divulgação/Web