Luto, morre Sidney Poitier, 1º ator negro do cinema internaciona a ganhar o Oscar

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 77

Morreu nesta sexta-feira (7), aos 94 anos, o ator e diretor Sidney Poitier, o primeiro negro a receber um Oscar de melhor ator e também o reconhecimento por sua carreira. O artista tinha dupla cidadania, de Bahamas e dos Estados Unidos, e o falecimento foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores bahamense.

Nascido por “engano” em Miami, Poitier cresceu na ilha caribenha e também desempenhou a função de diplomata, sendo embaixador do país do Caribe no Japão entre 1997 e 2007.

Aos 15 anos, decidiu morar nos EUA para investir na carreira artística e quebrou muitas barreiras racistas na sociedade e na indústria cinematográfica.

Em 1964, foi o primeiro negro a ganhar um dos maiores prêmios do Oscar, de melhor ator, por sua atuação em “Uma voz nas sombras”.

Ele também faturou um Globo de Ouro pelo mesmo filme e, em 1982, ganhou o Prêmio Cecil B. DeMille, maior honraria da premiação, por sua contribuição ao cinema.

Em 2001, quando Denzel Washington se tornou o segundo negro a ganhar o Oscar de melhor ator, ele prestou uma homenagem a Poitier na hora de receber a estatueta. “Sempre estarei atrás de você, Sidney, e sempre vou seguir seus passos. Não há nada que eu prefira fazer”, disse emocionado. Na mesma cerimônia, Poitier recebeu o prêmio de reconhecimento por sua carreira. (ANSA)