Liberal centrista, Emmanuel Macron derrota a extrema-direita Marine Le Pen e se reelege presidente da França

Liberal centrista, Emmanuel Macron derrota a extrema-direita Marine Le Pen e se reelege presidente da França

Por Edmilson Pereira - em 4 semanas atrás 139

O presidente francês Emmanuel Macron foi reeleito, neste domingo (24), para um segundo mandato de cinco anos ao derrotar sua rival de extrema-direita Marine Le Pen.

O candidato liberal centrista, obteve entre 57,6% e 58,2% dos votos.  Apesar das advertências sobre o “perigo” extremista, a extrema-direita tem feito avanços constantes a cada eleição desde 2002.

Com 41,8% a 42,4% dos votos, segundo estimativas, Le Pen alcançou o melhor resultado da extrema-direita em uma eleição presidencial na França. Le Pen afirmou que seu resultado nas eleições presidenciais da França representa “uma brilhante vitória”, apesar de ter perdido para o atual presidente, o centrista Emmanuel Macron.

“O resultado por si só representa uma brilhante vitória”, declarou Le Pen depois de conhecidas as primeiras estimativas. “Vou seguir meu compromisso com a França e os franceses (…) Vou lutar esta batalha”, acrescentou.

A abstenção, entre 27,8% e 29,8% segundo as estimativas, atingiu assim o seu nível mais elevado em um segundo turno desde 1969 (31,3%).

A reeleição de Macron ocorreu em um cenário de descontentamento entre os jovens e entre os eleitores desiludidos do esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que recebeu quase 22% dos votos no primeiro turno.

Comemorações explodiram entre a população presente no Campo de Marte, ao pé da Torre Eiffel, onde Macron deve se dirigir a seus apoiadores, após a divulgação das primeiras estimativas.

Fonte: Paraíba Notícia com Com informações da AFP