Jeová participa de cerimônia na Barragem de Tucutu e de obras em Cabrobó e comemora andamento das ações do Eixo Norte
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 761
O deputado estadual Jeová Campos (PSB) participou, nesta segunda-feira (10), da solenidade de abertas das comportas da Barragem de Tucutu e da visita às obras do Eixo Norte no município de Pentecoste (CE). “Esse é um momento muito simbólico para o meu mandato, pois estou vendo que a retomada das obras do Eixo Norte, que tanto pedimos e esperamos, está acontecendo na prática”, disse Jeová Campos (PSB), logo após participar da cerimônia de abertura das comportas da Barragem de Tucutu e da visita às obras do Eixo Norte no município de Pentecoste (CE).
Jeová Campos participou também do acionamento das duas bombas da primeira estação de bombeamento “EBI-1” do Eixo Norte do Projeto Integração do São Francisco, em Cabrobró (PE). Do reservatório Tucutu as águas avançam pelos canais até o reservatório Terra Nova, completando 45 quilômetros com água no Eixo Norte. Ao longo desse trajeto, o ‘Velho Chico’ passará por quatro aquedutos (Logradouro, Saco da Serra, Mari e Terra Nova) do projeto – implantados entre as duas barragens.
O ministro da Integração Nacional, presente ao evento, anunciou que o prazo estimado é acionar a segunda estação de bombeamento em cerca de 30 dias.
Jeová Campos, que estava acompanhado do secretário estadual João Azevedo, lembra que a abertura das comportas de Tucutu liberou água para a barragem de Terra Nova. “A partir daí, as águas seguirão o curso normal da obra que, em breve, possibilitará a inauguração da estação de bombeamento número dois e três, que são estações imprescindíveis para que a água chegue a Engenheiro Ávidos e, finalmente, no meu sertão paraibano”, comemorou Jeová.
A expectativa, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Integração Regional, é de que, quando concluído, o Eixo Norte da Transposição beneficie 7,1 milhões de pessoas, de 223 cidades nordestinas.
A previsão é de que a água do Rio São Francisco chegue ao sertão paraibano ainda no primeiro trimestre de 2018. Ainda de acordo com o Ministério, as etapas 2N e 3N estão com 99,5% e 98,40% de execução, respectivamente. A etapa 1N, que havia sido interrompida em decorrência da paralisação do serviço prestado pela empresa responsável pela obra, já foi licitada, retomada e está em pleno andamento com 92,47% de execução física.