Jeová Campos apresenta projeto que assegura às crianças direito ao teste de triagem neonatal na modalidade ampliada

Jeová Campos apresenta projeto que assegura às crianças direito ao teste de triagem neonatal na modalidade ampliada

Por Edmilson Pereira - em 6 anos atrás 785

O deputado estadual Jeová Campos (PSB), protocolou, na Assembleia Legislativa da Paraíba, o Projeto de Lei Nº 1721/18, que assegura a todas as crianças nascidas nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada, que pode identificar precocemente várias moléstias, a exemplo da toxoplasmose congênita, a hiperplasia adrenal, deficiência de biotinidase, a fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras doenças.

Jeová justificou que sua iniciativa nasceu de inúmeros relatos de pais de crianças que morreram ou que ficaram com sequelas que as comprometeram para o resto da vida pela falta de identificação de um diagnóstico precoce que poderia ter sido feito por um teste simples, realizado nos primeiros sete dias de vida da criança.

“Eu sei que esse projeto tem vício de origem e é inconstitucional, pois ele ordena despesa e isso é uma prerrogativa privativa do chefe do executivo, mas eu o apresentei para provocar esse debate na ALPB, para fazer o bom debate, e assim chegar a sociedade, a Imprensa, as instâncias do governo que precisam tomar conhecimento da importância deste teste e de como ele pode mudar a vida das pessoas”, afirmou o parlamentar.

Jeová Campos reforça sua propostaq afirmando que a grande questão é equacionar os custos com a implantação deste teste ampliado. Atualmente, na Paraíba, o exame é feito no Lacen, mas em apenas seis testes padrões. “Dos 21 testes padrões, na Paraíba são realizados seis e eu penso que a introdução dos 21 parâmetros na rede estadual de saúde possibilitaria ampliar essa cobertura e evitar internações, gastos com tratamento, etc. Prevenir será sempre menos dispendioso que remediar”, destacou o parlamentar, lembrando que o debate sobre essa questão tem que se sobrepor a questão meramente material e de recursos. “É preciso ter os recursos para viabilizar a introdução dos testes ampliados, mas isso é uma decisão política que também precisa debater a beleza da vida, de uma vida saudável. Esse PL vai para a ALPB e eu vou defendê-lo com argumentos convincentes, com dados”, finalizou Jeová.