Instituto Cândida Vargas  em João Pessoa realiza Semana de Doação de Leite Humano a partir desta segunda-feira

Instituto Cândida Vargas em João Pessoa realiza Semana de Doação de Leite Humano a partir desta segunda-feira

Por Elison Silva - em 7 dias atrás 45

Com o tema ‘Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor’, o Instituto Cândida Vargas (ICV) realiza mais uma edição da Semana Mundial de Doação de Leite Humano, com início nesta segunda-feira (16), a partir das 8h. A campanha tem o objetivo de sensibilizar as mães sobre a importância de doar leite durante todo o ano, visando o aumento no número de novas doadoras voluntárias e do volume de leite humano coletado e distribuído.

As atividades, que foram planejadas pela equipe do Banco de Leite Humano Zilda Arns, seguem até a sexta-feira (20) e acontecem na maternidade. Serão palestras, rodas de conversas, entrega de lembranças e distribuição de certificado para as doadoras. A semana finaliza com uma homenagem às mães que doam leite.

“A Semana de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade sobre a importância da doação para salvar vidas”, ressaltou a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.

O Instituto Cândida Vargas dispõe de um posto de coleta para atender as mães internas, fornecendo orientações a respeito do aleitamento e dos cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para mãe como para o bebê.

Como doar – As interessadas em doar leite materno devem ligar no 3214-1390 ou entrar em contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.

Malu Tavares destacou a importância do ato para os bebês, principalmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. “Incentivamos aquela mulher que amamenta e tem leite excedente que entre em contato conosco para fazer a doação. Caso a mãe não queira vir até o nosso Instituto, nossa equipe vai até a casa delas, deixa o kit de coleta e depois iremos recolher. É muito simples e irá ajudar muitas vidas”, concluiu a coordenadora.

Programação da Semana Mundial de Doação de Leite Humano:

Segunda-feira (16)

-Abertura do evento

-Intensificação da mídia digital através de entrevistas com chamadas para doadoras;

-Abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano.

Terça-feira (17)

-Roda de Conversa: mitos e verdades sobre a amamentação e doação de leite humano (público-alvo: mulheres da Casa Mãe Bebe e alojamentos)

-Entrega de lembranças para cada doadora durante as rotas.

-Abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano.

Quarta-feira (18)

-Mobilização para captação de doadoras na maternidade

– Distribuição do certificado digital de doadoras de leite humano do BLH;

– Distribuição de cartazes de doação nas UBS.

-Abordagem na maternidade sobre a importância da doação de leite humano.

-Entrega de lembranças para cada doadora durante as rotas.

Quinta-feira (19)

-Intensificação da campanha junto às puérperas da maternidade

– Café da manhã para confraternizar com as doadoras

Sexta-feira (20)

– Palestra: Doação de Leite Humano: O que podemos fazer mais?

-Homenagem às doadoras de leite humano