Honraria: ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao professor, jornalista e advogado Josinaldo Malaquias

Honraria: ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao professor, jornalista e advogado Josinaldo Malaquias

Por Edmilson Pereira - em 7 meses atrás 622

A Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu, nesta segunda-feira (13), a Medalha Epitácio Pessoa ao professoar aposentado da UFPB – Universidade Federal da Paraíba e jornalista e advogado Josinaldo José Fernandes Malaquias. A solenidade proposta pelo deputado Wallber Virgolino aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença de autoridades, jornalistas, professores, advogados, escritores, amigos e familiares do homenageado.

Josinaldo José Fernandes Malaquias tem uma trajetória de 50 anos dedicada ao jornalismo, sendo pioneiro na pesquisa sobre a Violência no Estado da Paraíba, desenvolvendo trabalhos sobre os presídios paraibanos, utilizados como tema de mestrado e doutorado.

“É uma honra para mim, como deputado estadual, homenagear uma figura tão ímpar, uma figura tão espetacular e especial que é o professor Malaquias. Eu fico muito feliz e espero que a Assembleia continue aproximando o Parlamento da Sociedade, principalmente para aquelas pessoas que prestam relevante serviço ao povo paraibano. Ele foi o meu professor na Academia de Polícia. Um professor bastante respeitado, que também tem levado o conhecimento a outros estados”, ressaltou Wallber Virgolino.

Para o deputado Bosco Carneiro, é de extrema relevância que a Casa de Epitácio Pessoa reconheça personalidades que através de seus trabalhos tragam melhoria a qualidade de vida aos paraibanos. “A Assembleia aprovou por unanimidade uma propositura que reconhece o trabalho de Josinaldo Malaquias pela Paraíba e seus méritos. É uma pessoa que tem muito conhecimento, é isso faz com que a gente sinta muito orgulho”, disse o parlamentar.

Grato pela homenagem, Josinaldo José Fernandes Malaquias estendeu o reconhecimento a todos os amigos. “Esta Casa representa as mulheres deputadas e os homens deputados, que representam o que há de melhor na sociedade. Sociedade, porque eles são legitimamente reconhecidos e legitimamente eleitos, representando mais uma vez os homens bons e justos da sociedade. Estou muito feliz e grato”, destacou o homenageado.

Josinaldo José Fernandes Malaquias é natural do município de Alagoa Grande, jornalista, especialista em Filosofia, especialista em Direito Civil, é mestre em Ciência da Informação, doutor em Sociologia, pós-doutorado em Direito Público pela Universidade de Santiago Compostela na Espanha.

Foto: Decom/ALPB