Governo Lula anuncia entrega de Smart TVs para sessões de cinema nas penitenciárias federais

Governo Lula anuncia entrega de Smart TVs para sessões de cinema nas penitenciárias federais

Por Edmilson Pereira - Em 6 dias atrás 271

O governo federal vai disponibilizar 40 Smart TVs para que os presos das penitenciárias federais de segurança máxima tenham acesso a sessões de cinema. De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), as exibições vão ocorrer dentro de um projeto voltado para a reintegração de pessoas privadas de liberdade, chamado ReintegraCINE.

Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado à prisão pela trama golpista, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que ele tenha acesso a uma televisão na sala onde cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

Conforme o Senappen, a atividade já era ofertada nas penitenciárias federais por meio da chamada Cinemateca, com a exibição de conteúdos em mídias físicas, como DVDs e VHS. No entanto, alega a obsolescência desses formatos e a necessidade de modernização tecnológica da iniciativa.

“O ReintegraCINE representa, portanto, a modernização de uma atividade já existente, devidamente normatizada, em conformidade com a Lei de Execução Penal, pelo Manual de Assistências do Sistema Penitenciário Federal, aprovado pela em 21 de março de 2022, que estabelece diretrizes para a implementação de ações voltadas à assistência material, educacional, social, cultural e recreativa, em consonância com a Lei de Execução Penal”, disse em nota.

A secretaria esclareceu que as pessoas privadas de liberdade não terão acesso direto aos televisores ou a qualquer equipamento com conexão à internet e que os aparelhos serão previamente configurados com restrições técnicas rigorosas, em estrita observância aos protocolos do Sistema Penitenciário Federal.

“A seleção dos conteúdos a serem exibidos ficará sob responsabilidade da Divisão de Reabilitação das Penitenciárias Federais, que observará critérios éticos, pedagógicos e institucionais. A programação será submetida à análise da Divisão de Segurança e Disciplina, responsável pela avaliação e aprovação sob a ótica da segurança prisional. Além disso, o Conselho Disciplinar do Preso de cada unidade aprovará a listagem nominal dos custodiados que poderão participar de cada sessão”, explicou.

Ainda de acordo com a Senappen a atividade passará a ser ofertada a partir da entrega integral e da completa configuração dos equipamentos, que tem o prazo limite para fevereiro de 2026. Os 40 equipamentos custaram R$ 85.400,00, conforme informou órgão.

A pasta ressaltou que iniciativas dessa natureza não são exclusivas do Sistema Penitenciário Federal e que diversos sistemas prisionais estaduais desenvolvem projetos e programas de exibição de cinema e atividades audiovisuais voltadas à reintegração.

Bolsonaro pede Smart TV- A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou três pedidos na última quinta-feira, um deles era a presença de uma Smart TV na sua cela. Além da inclusão de um programa de remição de pena pela leitura e assistência religiosa.

Segundo a defesa de Bolsonaro, o aparelho terá como objetivo disponibilizar programas jornalísticos, incluindo no YouTube.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente manifestação sobre os pedidos.

Fonte: O Globo