Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa realiza castração de gatos e vacinação antirrábica no Alto do Mateus

Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa realiza castração de gatos e vacinação antirrábica no Alto do Mateus

Por Elison Silva - Em 3 meses atrás 535

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, está realizando uma ação para castração de gatos no bairro do Alto do Mateus. A atividade compõe o cronograma do Castramóvel e as cirurgias serão realizadas até o dia 19 de setembro. Ao todo serão castrados cerca de 150 felinos, entre machos e fêmeas, que foram previamente agendados.

Para ser castrado o gato, seja macho ou fêmea, precisa estar saudável e ter entre oito meses e seis anos de vida. Além do cadastro prévio, é preciso ter exames que comprovem a condição clínica para o procedimento. Para isso, no próprio Castramóvel, o exame é realizado, em data prévia, marcada conforme data da cirurgia.

Entre os felinos que realizaram a cirurgia no Castramóvel está Rabito, de 1 ano e 4 meses, que faz parte da família da dona de casa Maria Ângela Ramos. A tutora conta que já queria castrar o gato há um tempo, então quando surgiu a oportunidade de fazer de forma gratuita e no próprio bairro, foi uma facilidade.

Vacinação antirrábica – A GVAZ também está ofertando um ponto móvel para a vacinação antirrábica, localizado no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Alto do Mateus. Para ser vacinado, o animal deve ser saudável e ter pelo menos três meses de vida. O tutor deve levar a carteira de vacinação do seu animal, mas caso não tenha, será entregue o comprovante de imunização no ato da vacina. Fêmeas gestantes não podem ser vacinadas.

O Castramóvel está posicionado no terreno da Associação Mulheres do Bem (AMB), em frente ao CRJ do Alto do Mateus.

Próximo bairro – A próxima região a receber o serviço do Castramóvel será a Comunidade do Aratu, localizada no bairro de Mangabeira VIII.

Nos dias 11 e 12 de setembro, das 8h às 14h, serão realizados os agendamentos para a castração de felinos e as cirurgias acontecem nas semanas posteriores. Para o agendamento, o tutor deve estar portando documento de identidade com foto e CPF, além do comprovante de residência. Só é feito o agendamento de um gato, seja macho ou fêmea, por tutor, devido aos cuidados necessários no pós-cirúrgico.

Foto: Secom-JP/Letícia Beatriz