Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense resgatam o futebol brasileiro do ‘viralatismo’ no Mundial de Clubes

Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense resgatam o futebol brasileiro do ‘viralatismo’ no Mundial de Clubes

Em 4 semanas atrás 714

O futebol brasileiro ainda não ganhou nada no Mundial de Clubes – até pelo torneio ainda estar na primeira fase. Mas a competição já conquistou o mundo dos clubes pelo nível técnico muito melhor do a que encomenda, pelo entusiasmo em quase todos os jogos que, na média, são melhores do que quaisquer partidas iniciais das Copas do Mundo desde 1982. (Claro que futebol de seleções é uma coisa, e cada vez mais difícil de preparar, com cada vez menos tempo para que essas seleções treinem). E, sim, os desempenhos dos clubes (cada vez mais multinacionais) são outras bem distintas das seleções.

Este Mundial já abre o jogo para as teses “definitivas” até a próxima rodada. Como a do desempenho das equipes em final de temporada europeia. Óbvio que é outro nível de jogo para quem chega pré-férias se comparado a quem sobrevive no meio de uma temporada. Como também é com o Intercontinental disputado em dezembro, no final das intensas e insanas campanhas brasileiras.

Desde a Lei Bosman, em 1995, que liberou o número de estrangeiros nos clubes na Europa, o desnível técnico é cada vez maior entre eles e nós. Ou era? Ao menos até estas rodadas iniciais dos brasileiros contra os europeus, em 2025: o que o Botafogo fez bravamente contra o melhor time da Europa e do mundo. A aula de futebol que o Flamengo deu no Chelsea, uma das melhores exibições rubro-negras em todos os tempos e campos. Ninguém ganhou nada ainda, mas ninguém perdeu de véspera como a gente se perdia em campo, fora dele, nas discussões das mesas redondas, nos botecos quadrados.

Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense estão mais do que honrando e resgatando o futebol brasileiro do viralatismo 2.0. Provável que não cheguem à grande decisão. Mas já é improvável que não vão tão longe ou mais além do que se esperava. Aqui mesmo eu dizia que, na melhor das hipóteses, os brasileiros chegariam (três dos quatro) até as oitavas do Mundial. Agora é outro jogo pelo que jogaram e irão se classificar Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense. Até mesmo quando não jogaram tão bem.

O Botafogo fez partida estoica, histórica e heroica contra o PSG. O Flamengo deu orgulho de 1981 ao seu torcedor no show de bola na virada contra o Chelsea. O Palmeiras, que já merecia a vitória contra o Porto e venceu bem na segunda rodada, tem potencial para crescer. Como o Fluminense fez um jogo brilhante contra o Borussia Dortmund, o melhor brasileiro da primeira rodada.

Não sei até onde vamos. Só sei que vamos por saber jogar bola. Ainda.

Fonte: Por Mauro Beting/Estadão

Foto: Divulgação/Fifa