
Feriado: Repartições públicas de João Pessoa serão fechadas ao público na segunda-feira (08) dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Por Edmilson Pereira - Em 3 dias atrás 1002
Segunda-feira (08) próxima, dia dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrado pela comunidade católica em diversas regiões do país, será ponto facultativo nas repartições públicas de João Pessoa. O Secretário de Administração, Valdo Alves, afirmou que em razão do feriado municipal, não haverá expediente nas repartições públicas da Capital paraibana.
O feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em João Pessoa é estabelecido pela Lei nº 8.805/1999, que o declara feriado religioso municipal. A data de 8 de dezembro é celebrada anualmente e garante a não abertura de repartições públicas municipais, com a manutenção apenas dos serviços essenciais.
O dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não integra o calendário de feriados nacionais, mas é considerada feriado municipal em várias cidades, especialmente, no Norte e no Nordeste, incluindo a Capital do Estado da Paraíba.
As lojas do comércio pessoense poderão abrir, mas em cumprindo a convenção coletiva, o empregador fica obrigado a pagar uma diária extra de R$ 67.00 (Sessenta e oito reais) e uma folga para quem trabalhar.
Na Região Nordeste, além de João Pessoa, também será feriado municipal Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Em Campina Grande também será feriado municipal nesta segunda-feira (08). O feriado acontece tradicionalmente pela passagem do Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município.
Nossa Senhora Imaculada Conceição é um dogma católico que afirma que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem o pecado original desde o primeiro momento de sua existência. A Igreja celebra sua festa em 8 de dezembro, e ela é considerada padroeira de Portugal e dos Estados Unidos.
A devoção no Brasil é significativa; a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Foto: Reprodução/Web