Ex-presidente Bolsonaro recebe alta hospitalar após 21 dias de internação para cirurgia no intestino

Ex-presidente Bolsonaro recebe alta hospitalar após 21 dias de internação para cirurgia no intestino

Por Edmilson Pereira - Em 2 semanas atrás 595

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve alta hospitalar neste domingo (04), 21 dias após fazer uma cirurgia de 12 horas no intestino em função de uma obstrução. Ele deixou o hospital por volta das 11h. O hospital ainda não divulgou o boletim médico.

Antes da alta, o ex-presidente utilizou uma rede social para agradecer os médicos que lhe atenderam, equipe chefiada por Cláudio Birolini: “Obrigado Dr Cláudio Birolini e equipe. Volto para casa renovado”.

A jornalistas na porta do hospital, o médico disse que a recomendação é de resguardo por três ou quatro semanas e receber visitas de forma reservada.

— Ainda é uma fase de recuperação. Eu espero que o presidente siga as orientações passadas, de resguardo pelas próximas três ou quatro semanas. Por enquanto, orientamos que ele faça uma dieta mais específica, mais pastosa. Evitar aglomerações, ficar no meio de muita gente. Evitar pegar peso e fazer atividade física mais intensa. Ele pode receber visitas, mas ainda de forma reservada, uma ou outra visita — afirmou.

Perguntado se iria seguir essas recomendações, Bolsonaro respondeu:

— Quem vai me fazer seguir as recomendações médicas é a Michele (Bolsonaro, mulher do ex-presidente).

Em uma fala rápida, Bolsonaro também defendeu anistia para os condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em discussão no Congresso.

— O que mais doe no coração da gente são pessoas inocentes com ate 17 anos de cadeia. Quando a esquerda já foi perdoada — afirmou.

Bolsonaro cumprimentou um grupo de apoiadores que o esperava na saída do hospital e deixou a região do DF Star de carro.

O boletim médico divulgado nesse sábado (03) já indicava a melhora do quadro de saúde e a possibilidade de que ele deixasse a internação nos “próximos dias”.

De acordo com o texto, Bolsonaro estava reagindo com boa aceitação da dieta pastosa, mantendo a programação para início de dieta por via oral.

“Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece a orientação de restrição de visitas, com previsão de alta hospitalar nos próximos dias”, informou o boletim. Conforme o hospital, Bolsonaro estava estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada.

Bolsonaro já havia deixado a UTI na tarde da última quarta-feira (30), após 17 dias de cuidados intensivos. Esta foi a sexta operação realizada desde 2018, quando foi vítima de uma facada durante a campanha na qual se elegeu presidente da República. Todas as cirurgias foram feitas em decorrência da sequela desse ferimento.

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia no mês passado para desobstruir parte do intestino no hospital DF Star, em Brasília. A intervenção de “grande porte” para descolar as chamadas “aderências” no órgão e reconstruir a parede abdominal durou cerca de 12 horas e foi concluída sem intercorrências, segundo a equipe médica responsável.

O procedimento, uma “laparotomia exploradora”, consiste em cortar o abdome para examinar os órgãos internos. No caso do ex-presidente, houve o diagnóstico de retenção do trânsito do intestino. O objetivo, então, foi desfazer as “aderências” que bloquearam a digestão do paciente. Depois, houve a reconstrução da parede abdominal, feita para reforçar a musculatura dessa parte do corpo.

Segundo médicos da equipe responsável pela cirurgia, a obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento. O ex-presidente passou mal no Rio Grande do Norte, após sentir os efeitos da retenção intestinal, e foi transferido no dia seguinte para o Distrito Federal.

Fonte: Jornal o Globo

Foto: Instagram/@jairmessiasbolsonaro