
Evaristo Piza assume pela 4ª vez o comando do Botafogo da Paraíba; diretoria da SAF promete novas contratações
Por Edmilson Pereira - Em 5 meses atrás 270
Durou 273 dias, ou nove meses, a separação entre Evaristo Piza e Botafogo-PB. Demitido do clube no dia 8 de outubro do ano passado, após a eliminação no quadrangular semifinal da Série C, em um episódio conturbado, o técnico está de volta para sua quarta passagem no Belo, e assim como em 2020, com a missão de salvar a equipe do rebaixamento.
Com 52 anos, Piza é o último técnico a ser campeão com o time pessoense, tendo conquistado o estadual em 2019 e também sido vice-campeão da Copa do Nordeste naquele ano. Em 2020, foi demitido em março, e no fim do ano voltou para, em cinco jogos, tentar livrar o time da queda na terceira divisão.
Não só conseguiu o objetivo, como ao empatar na última rodada com o Treze, acabou rebaixando justamente o rival do Botafogo-PB para a Série D, de onde mais o Galo não conseguiu sair.
Tendo feito a melhor campanha da história na primeira fase em uma Série C, no ano passado, após a eliminação precoce no quadrangular, na derrota para o Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, Piza ouviu do então presidente Roberto Burity que permaneceria no clube. No entanto, dias depois, Fausto Momente, em conjunto com os gestores da SAF que comprariam o futebol do Belo, decidiram demiti-lo.
O treinador não gostou do processo e, em vários meios de comunicação, criticou abertamente os responsáveis. Agora, com Alexandre Gallo, que viria a se tornar CEO e sócio da SAF tendo saído junto com seu homem de confiança, Fausto Momente, demitido semana passada, Evaristo Piza retorna ao clube.
Desde sua saída do Belo no ano passado, ele dirigiu Portuguesa-RJ, Retrô e ABC, de onde foi demitido após a décima rodada da Série C, com a equipe próxima da zona de rebaixamento.
O contrato de Piza, que assumiu o comando e já treinou a equipe, nesta terça-feira (08), é para até o final dessa temporada, ou seja, Brasileirão da série C.
Nesta quarta-feira (9), às 14h15, no CT da Maravilha do Contorno, haverá coletiva de imprensa para apresentação do treinador Evaristo Piza.
Contratações/Henrique Dourado
O elenco do Botafogo tem atualmente de 38 atletas. Vai ter reformulação no elenco e alguns jogadores serão dispensados. Haverá uma conversas abertas com os jogadores e quem tiver interesse em sair vai ser liberado.
O dono da SAF do Botafogo, Felipe Félix e o novo diretor executivo de futebol, Felipe Albuquerque, afirmaram em entrevista coletiva, nesta terça, que haverá sim, novas contratações para o restante da série C, incluindo, um centroavante para o lugar de Henrique Dourado, que no jogo dessa segunda-feira (07), contra o São Bernardo , fraturou 3 costelas, teve um trauma contuso e uma contusão leve no pulmão por causa de uma pancada.
Henrique Dourado ficará sem condições de jogar ao menos por 40 dias e dificilmente, deve jogar na série C deste ano, cuja primeira fase termina no dia 31 de agosto.
Fonte: Com informações do portal vozdatorcida
Foto: Divulgação/Botafogo