Enem 2020: Professores apostam em 15 temas que podem cair na provas deste domingo

Por Edmilson Pereira - em 3 anos atrás 440

Entre as 90 questões que compõem o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devem estar presentes temas que surgem quase todo ano, como função de linguagem, questões ambientais e a Era Vargas. Confira abaixo 15 apostas para as provas de Linguagens e Ciências Humanas.

Os palpites, baseados em assuntos que caem com frequência no exame, são dos professores Rodrigo Magalhães, de Geografia, Lúcia Soares, de Linguagens, ambos do Colégio e Curso AZ, e de Pedro Balthazar, do Canal Terra à Vista. Balthazer, aliás, alerta:

— Não podemos deixar de lembrar que a prova do Enem é construída para ver se o aluno possui determinadas habilidades e competências. Os temas são condutores para cobrar esses requisitos.

Prova de Linguagens

Função de linguagem: O objetivo comunicativo do autor/recursos tipicamente usados em uma função (modo imperativo em função apelativa, por exemplo)

Variação linguística: Diferença lexical entre português brasileiro e europeu/ adequação linguística/ variação diatópica (principalmente envolvendo vocabulário regional)

Vanguardas: Reconhecimento das características de cada vanguarda aplicada a diferentes tipos de obras artísticas (saber reconhecer a loucura e a fantasia em um quadro surrealista, por exemplo). Aplicação de conceitos como “ready made “a obras contemporâneas.

Arte contemporânea: Entendimento de movimentos contemporâneos como body art, arte conceitual, pop art e street art.

Além dos itens acima, Interpretação de textos é fundamental para a prova.

Prova de Ciências Humanas

Questões ambientais: A prova gosta de abordar a relação sociedade vs. natureza, ou seja, a relação humana no meio e os impactos que promovemos no ar, solo e água. Assuntos como efeito estufa e lixo são comuns. A discussão a respeito do plástico pode aparecer também.

Espaço urbano e rural: Discussão sobre a modernização/mecanização do campo e seus impactos — positivos e negativos. De um lado, a maior produtividade e exportações, o que contribui para nossa balança comercial. De outro, o aumento da concentração de terras conflitos fundiários e êxodo rural. Necessário compreender os conceitos e as relações nas cidades, como: o impacto do êxodo rural acelerado, saturação urbana, gentrificação e a desigualdade marcada na segregação socioespacial.

População e migrações: Interpretação das pirâmides etárias, as mudanças recentes no Brasil – diminuição da natalidade e aumento da expectativa de vida e consequências desses processos (ex: questão previdenciária). Além disso, focar no aumento do fluxo migratório internacional das últimas décadas. O debate sobre os refugiados é importante (com destaque para Síria e Venezuela) e o crescimento das restrições/xenofobia.

Globalização: As relações econômicas globais como: blocos econômicos, desconcentração industrial e crescimento de países emergentes. Há possibilidade que se fale no ressurgimento do nacionalismo, que se posiciona contra essa tendência econômica global.

Geografia física: É interessante entender as relações entre os elementos físicos — clima, vegetação, solo e relevo — para conhecer as diferentes paisagens naturais do país

Patrimônio público: É um tema que não aparece em muitos currículos escolares, mas tem uma presença muito forte no Enem. O candidato deve saber reconhecer o que é patrimônio material e imaterial, por exemplo. Destaque para o patrimônio paisagístico, que ainda foi pouco abordado.

História do continente africano: Cada vez mais presente nas últimas edições, a história dos diferentes povos do Continente Africano é um ponto importante a ser revisado pelo aluno. O importante é compreender que não existe um único povo africano, que o continente apresenta uma pluralidade de culturas e o quanto elas dialogam entre si e com as de outras regiões.

Era Vargas: Apesar da última edição não ter tido nenhuma questão sobre o Brasil República, isso não pode ser visto como uma tendência ainda. Por isso, é bom revisar alguns tópicos que apareciam frequentemente nos outros anos. Era Vargas é um deles.

Escravidão: Além da importância social de se discutir os processos de escravidão e de pós-abolição, esses temas são bastantes presentes na prova em análises políticas, econômicas e culturais.

Renascimento: A temática do Renascimento é uma boa forma de se cobrar do aluno a habilidade de analisar pinturas e imagens, por exemplo. Por esse motivo, é importante o aluno revisar esse conteúdo, mas com o foco de desenvolver essa habilidade que pode ser utilizada para outros temas.

Fonte: Paraíba Notícia e o Globo